-
Arquitectos: PAUL CREMOUX studio
- Área: 170 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Paul Cremoux Wanderstok
-
Fabricantes: Lutron, CASTEL, ESTEVEZ, Innover, SONOS
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa nova construção estabelece suas bases compositivas na reinterpretação da casa anterior em que o cliente morava e em direção a uma linguagem contemporânea que reduz todas as áreas do programa em 35%.
O objetivo é transferir o cliente para uma construção muito menor (170m2 habitáveis), melhor planejada e de acordo com suas necessidades. Ao mesmo tempo, tentamos fazer com que o novo projeto remetesse ao arranjo espacial tanto estimado na casa anterior.
Um dos principais objetivos não é usar a água da rede potável e, para isso, a água da chuva é coletada pelo terraço principal (deck) e pelo telhado, que cai por gravidade em um sistema de filtragem e finaliza com a limpeza em dois sistemas de carvão ativado permitindo que toda a água da edificação seja potável tornando-a independente da rede.
Por meio de nosso projeto baseado no comportamento da edificação e na análise dos recursos energéticos, os primeiros cálculos mostram os custos operacionais de eletricidade e gás de $ 220,00 pesos por mês.
A pequena casa possui vários sistemas de economia de água e energia, como "retorno de água quente", controle de temperatura em massa, isolamento interno, aquecimento solar de água, materiais saudáveis e condutividade térmica.
Os materiais foram distinguidos por meio de uma análise que leva em consideração o ciclo de vida e a produção de CO2 para cada material, o que permitiu tomar decisões informadas sobre a seleção e especificação de cada um dos elementos de construção que compõem a nova edificação.