-
Arquitectos: Ana Lozano Portillo
- Área: 327 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Diego Opazo
-
Fabricantes: Arkoslight, GRAPHISOFT, Ideal Standard, LOSAN, Saloni, Technal, Tres
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Ostras é como esta casa é carinhosamente conhecida, cujo projeto decorre das necessidades de seus habitantes, conhecidos por suas habitações excessivamente expostas com grandes janelas. Desde os primeiros desenhos, a melhor metáfora da casa: uma peça introvertida, de um envelope áspero com janelas e um interior cheio de jogos de luz.
Assim nasceu o grande pátio circular como a pérola protegida por sua poderosa concha. Todos os espaços estão relacionados a um grande vazio envidraçado que abriga a piscina e um pequeno jardim interno, e cuja cobertura é modulada de acordo com a órbita solar, favorecendo a entrada direta do sol no inverno e protegendo-se de seus fortes raios no verão. Lambendo este copo corre um ambulatório forrado de carvalho pontilhado com portas discretas que dão acesso a cada um dos quartos e banheiros dos membros da família.
Pedra, vidro, cerâmica - todos em tons de cinza e areia - e madeira completam a paleta de materiais.
De vital importância foi a solução do pátio, que deveria reforçar a sensação de continuidade espacial interior-exterior e, ao mesmo tempo, resolver adequadamente a evacuação das águas. Para isso, é escolhido um porcelanato na sua versão antiderrapante, tanto para a praia da piscina quanto para o próprio vidro, evitando peças de leilão de pedra artificial tão típicas quanto infelizes. O material é trabalhado como se fosse uma pedra, arredondando as bordas nos cantos vivos.