-
Arquitectos: Estudio Bechis Arquitectos
- Área: 1343 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Walter Salcedo, Matías Motte
-
Fabricantes: ACT 3D, Aluar, Arneg, AutoDesk, Robert McNeel & Associates, Tensar, Zymprax
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um quarteirão historicamente significativo e topograficamente atípico da cidade de Rosário, destacamos os arredores do rio, a vegetação da Av. Belgrano e os edifícios de valor patrimonial adjacente. O objetivo do nosso projeto é sintetizar formalmente o diálogo com esses problemas e construir relacionamentos que transcendem o escopo do lote disponível. Propomos um claro contraste entre o novo e o antigo.
Projetamos para o novo edifício uma fachada de vidro com uma linguagem simples que fornece uma imagem sóbria, abstrata e atemporal. Isso permite que, por dentro, tenha visuais longos para o rio e seus barcos, e também mostre as atividades do Colégio de Arquitetos à comunidade, tornando-se uma lanterna à tarde ou à noite neste setor da Avenida Belgrano. A nova fachada é separada dos edifícios históricos, com uma grande buña no lado leste e uma fenda no lado oeste, evitando tocar no existente, deixando um volume suspenso no vazio atual.
Entre os dois edifícios do patrimônio, a fachada como espelho devolve árvores e o céu desmaterializa o novo edifício. As variações de luz e sombra das árvores através do vidro mudam a atmosfera interior dos espaços. As mudanças de folhagem durante as diferentes estações do ano transformam a percepção do edifício em diferentes épocas do ano.