-
Arquitetos: Turnbull Griffin Haesloop
- Área: 700 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:David Wakely
-
Fabricantes: Lutron, AEP Span, American Hydrotech, Big Ass Fans, Environ Biocomposites, Icynene, Lochinvar, Novawall, Plyboo, Renlita USA, SCOFIELD, USG, Warmboard, WattStopper
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Branson School é uma escola independente que ocupa dezessete acres de terreno montanhoso em uma comunidade residencial ao norte de São Francisco. O novo edifício de aposentos para estudantes, com mais de 700 m², está localizado em um vale estreito no centro do campus, ao longo do caminho para pedestres entre os campi superior e inferior. Ao fornecer espaços para reunir e socializar durante todo o dia, o centro estudantil serve como o centro das atividades do campus. Situado para aproveitar a exposição ensolarada do sul, o novo edifício apresenta grandes portas suspensas que se abrem para uma praça generosa para refeições, reuniões e aprendizado ao ar livre. O frontão central e a grande parede da janela ficam em frente a um convidativo terraço e gramado, enquanto as laterais de apoio, protegidas sob telhados verdes, se conectam às encostas adjacentes com paredes de concreto em forma de tábua.
A Branson School está atualmente buscando a certificação LEED Platinum para vários edifícios de seu campus, incluindo o Student Commons. Este edifício destaca estratégias sustentáveis e integradas ao currículo escolar para ajudar a educar os alunos sobre o potencial da arquitetura sustentável. O uso de energia é minimizado pelo Student Center - uma matriz de 136 painéis fotovoltaicos que gera 31 quilowatts ou aproximadamente 60% da energia necessária para alimentar o edifício, o qual é resfriado passivamente através de ventiladores de teto e janelas funcionais, enquanto beirais, guarda-sóis, janelas com vidros duplos com quadrado baixo e o uso do Solarban-60 minimizam o ganho de calor. A massa térmica nos pisos de concreto e o telhado de 232 m² vivem variações moderadas de temperatura no edifício. O edifício é aquecido com piso radiante hidrônico de circuito fechado. É fornecida ampla iluminação natural para espaços interiores, reduzindo a necessidade de iluminação elétrica. Quando necessário, os dispositivos de escurecimento interno de alta eficiência com sensores de luz do dia fornecem luz suplementar. A qualidade do ar interior é priorizada através do uso de materiais de baixa emissão e não tóxicos, bem como estratégias de ventilação natural, que foram simuladas e testadas através da análise do Design de Fluidos por Computador. O telhado vivo, jardins de chuva, superfícies impermeáveis e sistemas de retenção subterrânea reduzem o escoamento das águas pluviais. O uso de água potável é minimizado através de paisagismo nativo tolerante à seca, equipamentos de fluxo ultra baixo e mictórios sem água. Além disso, mais de 90% dos resíduos de construção foram reciclados e os materiais de construção incluem produtos reciclados ou de rápida renovação.