-
Arquitetos: River & Rain
- Área: 840 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Sandro di Carlo Darsa, Maruf Raihan
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Bravat, General, Kohler, Lumion, Porcelanosa Grupo, Siemens, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. A configuração natural das colinas adjacentes e o mar ainda mais vívido, com sua beleza e força opulente, foram inspirações importantes para conceituar o projeto. Ao alcançar uma vista infinita da colina para o mar, a casa é configurada como uma moldura que enquadra as vistas, e não as obstrui. Os espaços projetados e sua expressão formal florescem de acordo com a harmoniosa horizontalidade e elegante verticalidade dos dois estímulos ambientais. Uma questão importante na execução foi também, diminuir os impactos no local e maximizar a retenção do ecossistema natural existente do meio ambiente. A residência está situada com vista para o mar, cercada de colinas verdes magnânimas. O acesso não centralizado da residência leva o espectador a olhar para o pórtico convidativo da casa, que flutua sobre um espelho d'água. A admiração interior da casa permanece como uma pequena surpresa.
Ao entrar na residência, as vistas são instantaneamente deslocadas para a ensolarada vegetação e a colina posterior. A sala de estar com pé direito duplo valoriza a sensação de amplitude, contribuindo para uma maior relação interior - exterior. A escada vazada atua como a coluna central da residência, integrando os pavimentos, do térreo até a cobertura, e configurando um passeio que explora o enigma do projeto. Uma estrutura mista foi adotada para aplicar o conceito em sua melhor expressão formal, uma estrutura em aço foi utilizada em conjunto com a construção de concreto armado. Os pisos de concreto da residência são maciços, e os acabamentos variam entre mármore, madeira e azulejos. O mármore polido preto é usado na parte interna do térreo para refletir as árvores ao redor, enquanto um mármore com polimento antigo é aplicado na parte externa, para deixar o piso antiderrapante. O piso do deck foi constituído de madeira e aço, enquanto todos os quartos e blocos de serviço têm o acabamento em azulejo. O guarda corpo com cabos de aço é destaque na caixa de escadas de madeira, bem como nas varandas e terraços.
A área privativa dos quartos é mantida dentro da estrutura de concreto armado em ambas as extremidades, sendo dois deles em meio nível e dois no pavimento padrão. Cada um dos quatro quartos, ao contrário dos demais cômodos da casa, têm uma configuração agradável proporcionando uma visão explícita da natureza. Enquanto a cozinha gourmet, rebaixada, e a sala de jantar adjacente são ótimos espaços para jantares animados, a área do bar no terraço alongado é perfeita para uma festa. O embelezamento silencioso do exterior com o concreto aparente permitiu que as superfícies envidraçadas amplificassem a exibição vívida das árvores adjacentes, alterando as imagens do céu e do mar com sua cor, luz e sombra, e algumas vezes refletindo o mar mais distante como uma sobreposição translúcida de imagens. A fachada da casa tem uma paisagem minuciosamente projetada, pranchas de navios recicladas e placas de concreto, sobre e sob a grama e a terra, formaram um percurso sutil de acesso à residência. O espírito natural transmitido pela casa possibilita uma sensação de conexão constante com o usuário. Essa relação harmonizada com o entorno fez com que a vila se tornasse parte da paisagem e não uma declaração imposta a ela.