-
Arquitetos: Kengo Kuma & Associates
- Ano: 2020
É apropriado que a nova loja conceito da Aman tenha sido inaugurada em Amanpuri - o primeiro e mais famoso resort inaugurado pelo grupo internacional de hotéis de luxo Aman há mais de trinta anos em Phuket, na Tailândia. Nesta impressionante estrutura projetada pelo renomado arquiteto japonês Kengo Kuma, os visitantes podem encontrar uma seleção de itens impecáveis, exclusivamente desenvolvidos para a Aman por diversos artistas e designers locais e internacionais.
Além de suas coleções de roupas de banho, de moda esportiva e de lazer e acessórios variados como cachecóis e óculos de sol, a loja conceito da Aman oferece uma completa gama de jóias exclusivamente desenvolvidas por artistas tailandeses locais assim como produtos de beleza além de itens de artesanato e mobiliário produzidos em edições limitadas.
A nova loja conceito da Aman chega no momento justo. Depois de anos e anos comissionando peças únicas para decorar seus resorts, a empresa internacional de hotelaria está se lançando como uma nova marca, desenvolvendo também suas próprias linhas de roupas e acessórios.
Os hotéis e resorts da Aman contam com um histórico de exclusividade e luxo. Cada uma das sedes do grupo, desde a macro à micro escala, é única em termos de projeto arquitetônico, decoração e mobiliário, com uma abordagem exclusiva para cada localidade específica. Comprometida ambiental e socialmente, a Aman desenvolveu uma relação frutífera com artesãos, artistas e designers locais espalhados pelos quatro cantos do mundo e como resultado disso nasceu a nova loja conceito da Aman. Os produtos selecionados para serem expostos na loja foram escolhidos à dedo por uma equipe de curadores locais, como as jóias desenvolvidas pela Lotus Arts de Vivre, cujo design remete a elementos da mitologia asiática ou as exclusivas peças de mobiliário produzidas por Alexander Lamont especialmente para a Aman.
O projeto do novo pavilhão é uma obra de arte, um edifício que compartilha as mesmas referencias históricas utilizadas em Amanpuri - a arquitetura da antiga capital tailandesa de Ayutthaya. Apropriando-se da icônica escada do resort que dá acesso à Praia de Pansea, o pavilhão foi implantado junto a um amplo lance de escadas que dá acesso ao espaço principal da boutique, sutilmente dividido em diferentes níveis em torno de uma área de lounge central. Aqui, os hóspedes podem aproveitar para relaxar em confortáveis móveis exclusivamente projetados por Kengo Kuma para a Aman.
Um dos mais reconhecidos e premiados arquitetos de nossa geração, Kengo Kuma compartilha muito de sua filosofia com a Aman, ele afirma que “a arquitetura deve acolher a natureza, integra-se à ela”. Em seu importante livro publicado em 2008, Anti-Object: The Dissolution and Disintegration of Architecture, ele defende uma arquitetura capaz de criar relações, respeitando seu contexto ao invés de querer dominá-lo.
Estes são alguns pontos de encontro entre a ideologia do arquiteto e a filosofia da Aman. Kengo Kuma já havia sido chamado para desenhar as embalagens dos produtos de beleza da Aman Skincare. Agora o arquiteto japonês é também responsável pelo projeto da primeira loja conceito da Aman, da micro à macro escala. Uma das principais características do Pavilhão Aman é seu espaço central ou 'sala de estar', um ambiente mobiliado com itens exclusivamente desenhados por Kengo Kuma para a Aman. Atenção especial é dedicada a Kigumi Table, uma peça de edição limitada, com apenas dez disponíveis. Desenvolvidas na Alemanha, cada Kigumi Table conta com um numero de série gravado junto com a assinatura do arquiteto.