-
Arquitetos: 2172 / asociados
- Área: 120 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Pablo Casals Aguirre
-
Fabricantes: Adobe, Arauco, AutoDesk, Cintac, Cintac®, Cordillera/Crest, Nuprotec, Trimble, Venteko
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é concebida como um dispositivo atemporal e neutro. Não é um reflexo de uma época ou de uma tecnologia, mas de um tipo de patrimônio iconográfico da paisagem chilena. A forma é simples: um galpão de madeira à prova de intempéries que eficientemente e economicamente atenda aos requisitos do projeto. O terreno é extenso, com uma inclinação em direção ao lago.
O artefato está sutilmente localizado no território, quase como uma construção abandonada, buscando fazer parte da paisagem sem interrompê-la. A materialidade e a forma conferem a ela um caráter que evoca os galpões agrícolas, típicos do contexto do país. Em seu ambiente imediato, o volume abstrato define e articula o lugar, tira-o da neutralidade, orientando-o.
Dois vazios são gerados no volume, incorporando ar, luz e amplitude. Um esvaziamento serve como um terraço coberto no primeiro andar, o outro gera uma altura dupla nos espaços públicos da casa. O interior é austero, confortável, luminoso e espaçoso. A relação com o contexto natural é fluida.