- Área: 945 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Ted Wathen/Quadrant
-
Fabricantes: Lutron, Dornbracht, Hansgrohe, Architectural Building Products, Asko, Bartco Lighting, Blum, Danze, Decolav, Detecto, Duravit, Fleetwood, Gaggenau, Garage Door Brokers, Guardian Glass, HE Williams, Harry Young Construction & Cardinal Detecto, MTI, Maxfire, Miele, +6
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com base na ideia de que a arquitetura sensível emerge entre as relações espaciais e programáticas, o (fer) studio desenhou esse projeto para instigar uma experiência no ambiente. O desenho permitiu que as características sustentáveis do projeto se encaixassem e estabelecesse uma co-dependência natural entre design e sustentabilidade. Esse é o primeiro projeto LEED Platinum na cidade de Louisville e o primeiro de reutilização adaptável com certificado LEED no estado de Kentucky.
Como resultado, a antiga loja de 115 anos de idade foi transformada neste novo edifício comercial de uso misto de 945 metros quadrados que abriga uma galeria, espaço para eventos, escritórios, sala de conferências e restaurante. Concluído no outono de 2008 e localizado no distrito de East Market, em Louisville - uma área com dificuldades para compra e construção - o edifício se tornou um catalisador da revitalização do distrito, agora o centro de artes e sustentabilidade foi apelidado de NuLu ou 'New Louisville'.
Design inovador de reutilização
Compreendendo a história do edifício e o contexto da vizinhança, o (fer) studio fez um inventário dos componentes existentes na edificação para determinar suas fraquezas. Esses elementos foram esculpidos para permitir que uma nova forma de reutilização surgisse com volumes de altura tripla adjacentes aos pavimentos individuais ativando uma sensação de abertura ao estarem próximos a um espaço menor (e mais íntimo). A nova construção remonta à anterior em sua fachada histórica e revela cada vez mais um novo arranjo formal à medida que os visitantes se infiltram pelos espaços em direção à parte posterior do edifício. No centro, todos os componentes, tanto espaciais quanto técnicos, se fundem no núcleo do projeto, que se conecta visualmente a cada ambiente do edifício.
Eficiência da água
O paisagismo do edifício não usa a água da cidade. A água da chuva é absorvida pelo telhado verde, coletada em três grandes recipientes ou direcionada para um jardim, onde as toxinas são removidas pelo material vegetal antes de voltar a entrar no sistema de águas subterrâneas.
Eficiência energética
O edifício economiza 30.000 libras de CO2 por mês, o que é mais do que suficiente para compensar a emissão de carbono de todos os veículos de seus funcionários. Graças a 81 painéis solares, um sistema de armazenamento de gelo de 1.100 galões e doze poços geotérmicos a 70 metros abaixo do edifício, a eficiência energética total é de até 68% e excede os códigos de energia do Kentucky em até 65%.
Materiais reutilizados
Além de salvar a estrutura original, a equipe de trabalho reutilizou grande parte do material de construção original. Por exemplo, a madeira estrutural foi triturada novamente e usada em pisos e móveis. Também os tijolos do edifício original foram cuidadosamente desmontados e reutilizados em outras áreas da reforma
Materiais reciclados
O edifício inclui uma alta porcentagem de materiais reciclados: 100% do piso, 70% das janelas e 80% do isolamento. A equipe desviou 420 metros cúbicos de material para o aterro sanitário, doando para estaleiros de salvamento locais, empresas de construção, uma fazenda próxima e o Habitat Restore for Habitat.