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Arquitetos: Jones Studio
- Área: 10750 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Bill Timmerman
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Fabricantes: Lutron, SONOS
Descrição enviada pela equipe de projeto. A fronteira terrestre entre os Estados Unidos e o México é uma das mais movimentadas do mundo. Somente pelo Porto Terrestre Mariposa, localizado na cidade de Nogales, Arizona, cerca de 2,8 milhões de veículos provenientes do México atravessam a fronteira anualmente. O porto seco de Nogales, construído na década de setenta, também é responsável pela entrada de 37% de tudo aquilo que os Estados Unidos importa do país vizinho. No início dos anos 2000, o Porto Terrestre Mariposa passou por um amplo projeto de reforma e ampliação. Concluído em agosto de 2014, o novo edifício da aduana de Nogales é uma moderna estrutura de mais de doze mil metros implantada em um terreno de vinte e dois hectares.
Portos são estruturas essenciais dentro do sistema econômico de um país, edifícios por onde passam todas as mercadorias e produtos que se importa e exporta. O Porto Terrestre Mariposa cresceu exponencialmente ao longo das últimas décadas, passando de uma modesta estação de fronteira a um dos mais movimentados portos secos entre os Estados Unidos e o México. No início dos anos 2000, a antiga estrutura fronteiriça de Nogales passou a ser um problema e a necessidade de modernizá-la e expandi-la tornou-se uma urgência para o país. O principal desafio era construir uma estrutura mais eficiente, a qual facilitasse as atividades de inspeção e controle de um enorme fluxo de caminhões, carros, ônibus, trailers, pedestres e ciclistas, reduzindo o congestionamento e os tempos de espera além é claro, de otimizar o fluxo de mercadorias entre os países. De forma muito inteligente, a equipe de arquitetos do Jones Studio propôs uma nova tipologia de edifício, a qual foi desenvolvida a partir de um estudo para a otimização dos fluxos e dos sistemas de circulação de bens e pessoas.
A nova tipologia proposta pelo Jones Studio conseguiu com sucesso responder às principais demandas do cliente, melhorando a eficiência operacional e a segurança do Porto Terrestre Mariposa, tanto dos oficiais que ali trabalham quanto das milhares de pessoas que transitam pela fronteira todos os dias. Como resultado disso, o trânsito de mercadorias pelo porto aumentou de 20-25 bilhões de dólares anuais em 2011 para cerca de 30-35 bilhões já em 2014, enquanto que o fluxo de caminhões cresceu um 13% ao longo dos últimos cinco anos. Projetado para ser construído em etapas, o Porto Terrestre Mariposa permaneceu em pleno funcionamento durante todo o processo de construção. Desde que concluído em 2014, a aduana de Nogales é considerada pela Administração da Alfândega e Serviços de Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos como um modelo para o futuro desenvolvimento de outros portos de fronteira do país.
O inovador sistema de circulação proposto pela equipe da Jones Studio consiste em quatro zonas lineares horizontais: uma área de trânsito em direção sul saindo dos EUA; uma zona de acesso para veículos particulares (POV) que entram nos EUA; o oásis; e a zona de controle comercial de produtos e mercadorias. O Oásis funciona como a coluna vertebral da estrutura do Porto, um enorme jardim entre as guaritas de controle de acesso de veículos e a zona de controle comercial. Este hiato entre as estruturas do Porto foi chamado de Oásis por proporcionar um momento de descanso em um lugar de clima tão severo quanto estressante. O deserto de Sonora é caracterizado por um altíssimo índice pluviométrico durante a estação das monções intercalado por longos períodos de seca. Pensando nisso, todos os ambientes pavimentados do Porto Terrestre Mariposa foram projetados para captar a água da chuva e armazená-la em uma série de cisternas subterrâneas que servirão para equilibrar o consumo de água durante os meses mais secos do ano. Além disso, o edifício principal conta com um sistema fotovoltaico de um megawatt instalado na cobertura.
A paleta de materiais é definida pelo uso de concreto, aço e vidro, escolhidos pela alta durabilidade e baixa manutenção. A estrutura de concreto aparente foi projetada para funcionar como um elemento de massa térmica que contribui com o controle de temperatura no interior dos edifícios. Em algumas fôrmas de concreto foram utilizados elementos lúdicos em forma de pegadas, uma alusão à experiência migratória e a historia do Porto de Nogales. A estrutura da cobertura do edifício foi executadas em aço escovado, o qual é protegido por uma fina camada de ferrugem natural que transformará a cor do edifício ao longo do tempo. As amplas aberturas de vidro que cercam a área de acesso do porto seco de Nogales foram cuidadosamente colocadas para permitir melhores e mais amplos ângulos de visão para a zona de transito e controle de produtos e mercadorias além de conectar visualmente o ambiente de trabalho com o oásis em frente.
O Porto Terrestre Mariposa também conta com duas instalações de arte pública encomendadas pelo programa GSA Art in Architecture: Passage, concebida pelo artista Matthew Moore, e An Album: Borderlines, de Kimsooja.