-
Arquitetos: Paola Calzada Arquitectos
- Área: 368 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Jaime Navarro Soto
-
Fabricantes: AutoDesk, Cerámica Santa Julia, Mosaicos La Valentina, Nemetschek, Talavera Cortés, Trimble, Yunes Trade Company
Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira premissa da Casa Tabasco era aproveitar a condição do terreno, que se move em forma de “L”, inclinando-se para a área sudoeste do terreno, permitindo um amplo espaço para terraços, piscina e pátio, este último localizado na área mais íntima do terreno. A orientação nesses climas era da maior importância, portanto a casa estava orientada para o norte.
A fachada norte é a mais longa e não recebe luz solar direta a qualquer hora do dia, tornando a casa fresca e bem ventilada. O pátio desfruta do excesso que exerce o próprio volume da casa, para que a família passe a maior parte do dia no terraço e nas áreas públicas frescas. Os sistemas de refrigeração são passivos (ventilação cruzada e sombras) com a ajuda de aparelhos de ar condicionado com tecnologia de inversor que trabalham 100% com painéis solares. O design de interiores parte de uma visão ecológica, priorizando a máxima vida familiar. A sala de jantar foi projetada como o espaço central das atividades diárias e é emoldurada por uma altura dupla acentuada por uma biblioteca de altura dupla. As grandes janelas convidam à passagem para o amplo jardim, que abriga vegetação da selva típica do estado de Tabasco.
Todos os materiais de construção se tornaram acabamentos aparentes, as lajes estruturais foram polidas, a cofragem foi a matéria-prima para a carpintaria e as vigas de aço são os tensionadores que estruturam a escada. Por fim, a cozinha foi fabricada com plástico reciclado de 3.000 garrafas de detergentes e outros produtos industriais.