-
Arquitetos: Olson Kundig
- Área: 557 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Nic Lehoux
-
Fabricantes: Caesarstone, Calacutta Tucci, Concordia Schist, San Marco, Schotten & Hansen, Sterling
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada em um bairro tradicional da Suíça, nos arredores de Genebra. Cuidadosamente integrada em seu terreno íngreme, o desenho da residência equilibra uma linguagem arquitetônica moderna com uma sensação acolhedora e íntima. Trabalhando em estreita colaboração com os construtores e engenheiros suíços locais, o diretor de projeto Tom Kundig incorporou o alto nível de habilidade e precisão pelas quais a arquitetura suíça é conhecida. Essa colaboração também se reflete nos materiais externos, que consistem nas características de aço e vidro ao estilo de Kundig, mas finalizadas com materiais locais tradicionais, incluindo terracota e pinus europeu.
Aproveitando o terreno na encosta, a residência de três pavimentos se abre para as vistas ao Lago Genebra e para as montanhas além. Um grande poço de luz integra a iluminação natural em todos os níveis, até o porão semi-subterrâneo. No lado norte, uma porta de entrada principal de bronze se abre para o salão do nível principal, o que leva a uma espaçosa área de estar / jantar / cozinha e um terraço coberto.
Uma escultura figurativa abstrata de Antony Gormly comanda o terraço, atraindo vistas para o exterior em direção à piscina, lago e montanhas. No nível superior, uma suíte master também oferece vistas sob a forma de uma caixa de vidro extrudado pairando acima do terraço. Dois dormitórios adicionais completam o pavimento superior, com uma suíte de hóspedes adicional, sauna e sala de ginástica, localizada no pavimento inferior. Uma paleta de interiores acessível, porém refinada, inclui materiais como concreto, madeira cinza e acabamentos de metal, além de pedra natural e estuque.
"Este foi meu primeiro projeto na Suíça, o que foi emocionante porque sou cidadão suíço. Passei alguns anos aqui durante a minha infância e tenho importantes ligações familiares. É minha terra natal, em certo sentido, e fiquei empolgado em voltar para casa para este projeto. ”- Tom Kundig, FAIA, RIBA