-
Arquitetos: NOOR Architects Consultants
- Área: 270 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Andre J Fanthome
-
Fabricantes: Aggarwal Bath Concepts, Ankit Dhawan, Duco, Dulux, FCML, NITCO TILES, Schneider Electric
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este escritório indiano da empresa de bem-estar Nureca Inc., com sede em Nova York, das marcas Dr Trust, Dr Physio e Trumom, foi concebido para estabelecer uma referência aos escritórios pequenos e médios para essa natureza de escala e tipologia. Reunindo variadas sensibilidades de desenho com valores comuns, o escritório é uma tentativa de ser contextual e distintivo.
O programa de construção acomoda estações de trabalho para seus funcionários, sala para os diretores e gerentes, área de recepção, espaços de convívio, café / despensa, área de impressão e espaço de conferência. O projeto está localizado no primeiro andar da icônica Madhya Marg de Chandigarh, que forma a coluna principal da atividade comercial da cidade de Corbusier. O local desfruta de luz natural e vistas desde a abertura frontal e posterior. A tentativa foi criar um espaço que unisse o espírito da empresa com uma expressão madura da arquitetura de interiores. Os requisitos de projeto foram formulados em um programa traduzido em uma planta baixa com clareza diagramática. Os princípios que orientaram o planejamento espacial se esforçam para alcançar: clareza na sequência de espaços, conectividade visual e otimização da eficiência dos usos.
A paleta de materiais é cuidadosamente selecionada para obter uma estética mínima que seja suave aos olhos à primeira vista e, à medida que se aprofunda na experiência do espaço, a riqueza do projeto e os detalhes do material começam a se revelar um após o outro. O vernáculo material indiano do metal foi usado para criar trabalhos de usinagem que combinam perfeitamente com uma espécie de estética japonesa de uma estrutura quadrada que, por sua vez, se torna um bloco de construção na área de recepção. As paredes e o teto são criados repetindo o módulo quadrado. O metal é ainda usado com vidro para criar a porta de entrada com suas maçanetas longas e esbeltas, maçanetas côncavas redondas, placas de cobertura de acesso, etc. para gerar um vocabulário contemporâneo exclusivo.
O piso branco fundido no local foi impregnado com lascas de vidro coloridas de origem especial da cidade antiga de Firozabad, na Índia. As lascas coloridas de ocre azul, amarelo, vermelho tijolo e turquesa em um tom neutro branco elevam o clima com uma introdução do vocabulário das cores, embora de maneira sutil. Isso traz a paleta de materiais modernistas da mistura de tons claros ao lado do vernacular vidro colorido indiano. O trabalho em metal é pintado em três cores pastéis suaves - o azul do mar nas áreas executivas, o pêssego na área das estações de trabalho e os verdes pastéis na área do café. Sendo essas cores distintas, conferem um caráter a cada categoria de espaço, mas também se misturam para criar um continuum coeso de espaços. A paleta de cores pastel da metalurgia é detalhada também em terracota , com cada tamanho de módulo de 150 mm x 25 mm fixado em um padrão de malha vertical. A terracota tem uma bela variação natural de tons de vermelho tijolo que criam um impressionante uniforme para todo o espaço do escritório. A iluminação suspensa no teto em cinza-carvão restabelece uma ordem geométrica no caráter espacial do escritório. As placas recicladas são usadas para revestir a superfície das paredes e para criar elementos de teto defletores, para que a materialidade e a visão fluam com a experiência.
O programa de projeto é traduzido em uma planta tangível, intercalando espaços que induzem um espírito colaborativo em virtude de seu DNA de design. Em conexões formais, acaba criando um espaço de escritório conectado visualmente de uma extremidade à outra.