-
Arquitetos: Sher Maker
- Área: 200 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Rungkit Charoenwat
-
Fabricantes: Ceragres, Cortina, Easuwan Kased
“Sinta-se livre com a arquitetura.” O Café Boonma é um programa inovador, localizado em uma região montanhosa, cercado por muitas árvores. O edifício tem 6 metros de altura e acesso relativamente limitado, com recuo frontal de apenas 8 metros, combinado com uma floresta densa e uma paisagem natural desordenada.
Estávamos muito conscientes de começar o projeto com um elemento básico que determinasse os limites entre a edificação e a paisagem existente. Porém, por que não quebrar os limites do projeto e dissipar a arquitetura para o contexto circundante? E, ao mesmo tempo, utilizar a paisagem para definir este novo limite de diluição entre a área interna e externa.
O escritório Sher Maker definiu o fechamento externo com 6 metros de altura, seguindo as dimensões e os limites existentes da antiga edificação, e assim propôs um raio que determina a nova forma. Entre as árvores do terreno, no raio proposto, foram dispostas cortinas opacas que disfarçam a volumetria do café.
O fechamento externo tem duas funções, configurar um novo limite para a paisagem, como uma antecâmara antes de acessar o café, e ser um elemento interativo para que os usuários tenham que manipular e abrir a cortina ao entrar no edifício. Já o volume existente teve a parede externa revestida com espelhos, para dissolver a forma da construção e refletir a paisagem circundante.
A partir da reflexão do raio da cortina na parede espelhada, a forma completa de um círculo é configurada. Devido ao entorno sombreado e cheio de árvores, dentro do café, o arquiteto optou por reorganizar as funções e reduzir a quantidade de luz que entra no prédio através de filtros de luz que são facilmente encontrados no mercado. Toda a atmosfera interna foi pensada para acentuar as vistas para as árvores e paisagens a partir do terraço externo.