-
Arquitetos: Designshop
- Área: 565 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Aaron Pocock, FRAME
-
Fabricantes: Lutron, Fatt Chan, Miton Cucine, SONOS
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escopo deste projeto, a ser implantado em um terreno longo e estreito, era projetar uma casa geminada para uma família multigeracional. O principal desafio foi se encaixar m nas limitações físicas do terreno, considerando um muro de contenção de 5 m de altura e um terço do comprimento de área útil. Além disso, as necessidades da família, um casal, seus quatro filhos e uma avó, exigiam que os espaços fossem otimizados.
Arquitetonicamente, o projeto busca atender às necessidades do cliente de uma casa grande incorporada no terreno, o que envolveu a construção sobre o muro de contenção existente, sem abalar sua integridade estrutural. Isso teve que ser feito com sensibilidade, pois o muro contém uma ladeira que fica ao lado de uma casa vizinha, com 20 m de altura na parte de trás do terreno.
Através de um esforço combinando estratégia arquitetônica e inovação em engenharia, houve oportunidade para a introdução de espaços significativos para jardins em todos os níveis. Esses espaços de jardim são especialmente particulares, pois aproveitam da ventilação cruzada e da vista existente por causa dos quintais das casas vizinhas, construídas fora dos muros de contenção originais.
Devido à proximidade entre as casas, um equilíbrio entre privacidade e abertura teve que ser alcançado. Telas foram introduzidas para envolver as áreas privadas no segundo andar, dando mais privacidade aos moradores.
Externamente, o granito amarelo rústico foi combinado com as grossas telas do EIFS criando uma sensação de privacidade. Embora funcionais, essas telas são decididamente ornamentais, diferenciando a casa dos seus vizinhos.