-
Arquitetos: Machado and Silvetti Associates
- Área: 8270 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Anton Grassl_ESTO
Localização
O novo Centro de Teatro e Artes Kennedy está localizado em frente ao recém-concluído Museu de Arte Ruth e Elmer Wellin, também projetado por Machado e Silvetti Associates. Juntamente com a casa do departamento de história da arte, Molly Root House, projetada por McKim Mead e White, os dois novos edifícios e sua paisagem circundante projetada por Reed Hildebrand como parte da equipe da MSA, formam a nova área das artes da Hamilton College. O edifício do Centro de Teatro e Artes está localizado ao longo da borda sul e foi projetado para moldar e enquadrar as vistas do gramado que desce suavemente até uma lagoa situada no centro do local. O elemento mais alto do projeto, o Teatro Flexível Romano, é colocado no topo da colina para estabelecer uma conexão visual entre o novo prédio e o histórico campus do Hamilton College, do outro lado da College Hill Road. A porosidade é um componente crítico da arquitetura inclusiva: a localização e o projeto consideram cuidadosamente o acesso de pedestres e veículos a partir dos caminhos e estradas existentes no campus, e o fluxo através e ao redor do novo edifício o integram ao tecido existente.
Servindo às Artes em Hamilton
O teatro e as artes visuais estão integrados em todas as disciplinas do currículo mais amplo de artes liberais da Hamilton College. Estudantes e professores de todos os cursos e departamentos usam ativamente os novos edifícios e a paisagem circundante. O Kennedy Center reúne salas de aula, estúdios, escritórios da faculdade, espaços de atuação e oficinas técnicas em uma instalação que funciona 24 horas para reforçar esse programa interdisciplinar.
Estúdios de Arte
O projeto oferece uma gama completa de estúdios, salas de aula e espaços de oficina para apoiar a ampla gama de programas de estúdio e artes digitais oferecidos pelo Colégio. O novo edifício coloca esses programas sob o mesmo teto em uma instalação com sistemas de ventilação de última geração, luz natural controlável, doca de carregamento e acesso a elevadores de carga e salas de aula e espaços de armazenamento especialmente projetados para acomodar o currículo exclusivo de Hamilton de artes visuais.
O projeto apresenta espaços de estúdio 2D no segundo andar, onde eles podem se beneficiar de luz natural e estúdios de escultura em 3D e oficinas de apoio no nível mais baixo para acomodar ferramentas pesadas e facilitar a movimentação de materiais grandes. Corredores amplos e um elevador de serviço de alta capacidade conectam todos os estúdios e oferecem fácil acesso a todos os espaços de oficina compartilhados. Os níveis de ruído são cuidadosamente considerados em todos os espaços. Os espaços altamente sensíveis ao som do teatro e do programa 4D 'STARS' são separados por um grande espaço externo e uma estrutura maciça de paredes. É dada atenção cuidadosa ao isolamento acústico dos escritórios de arte e salas de aula do estúdio. A necessidade de cada estúdio e espaço de oficina para acomodar várias aulas durante um semestre e o desejo de maximizar o tempo de ensino durante os períodos de aula programados enfatizou o armazenamento eficiente e as soluções de limpeza rápida.
As áreas do programa 4D 'STARS' serão equipadas com as mais modernas tecnologias de mídia digital. O espaço multidisciplinar atrai estudantes dos departamentos de arte, teatro e música, além de matemática, ciências sociais, física e outros, usando a mídia digital como uma ponte entre diversas áreas de estudo. Os elementos do programa são compostos por salas de aula de ensino, estúdios de pré-produção e edição e uma sala de projeção central. Dado o cruzamento natural entre a fotografia digital e o trabalho realizado no STARS, esses espaços de ensino foram colocados em estreita proximidade. Esses espaços tendem a ser altos e sensíveis ao som, portanto foi atenção especial ao isolamento sonoro e à acústica da sala dentro dessa região do projeto.
Teatro
O Centro Kennedy traz teatros, oficinas de cena, salas de aula e escritórios da faculdade localizados em lados opostos do campus da Hamilton College em uma nova instalação de teatro de última geração. O edifício foi projetado com três escalas de espaço para apresentações, e equipado para apoiar a pedagogia exclusiva do departamento de teatro do Hamilton College. O 'Studio Classroom' é um pequeno espaço projetado para oferecer suporte a pequenos programas executados por estudantes e workshops de atuação. A escala intermediária 'Barrett Lab Theatre' é equipada com uma grade de cabos, cabine de controle total e toda a tecnologia para suportar uma variedade de formatos de produção. O "Romano Flexible Theatre", o maior dos três espaços para apresentações, é usado apenas para um show a cada semestre. Como parte integrante do treinamento em teatro, os alunos trabalham com o corpo docente para projetar e construir conjuntos elaborados que transformam o espaço do Teatro Flexível para cada espetáculo. Essa transformação deixa esse teatro maior fora de serviço para shows menores e outros projetos durante o semestre. Estrategicamente localizada entre o Lab Theatre e o Flexible Theatre, a Scene Shop oferece uma variedade de ferramentas para trabalhar metais e madeira, uma grande área de layout e cabine de pintura para oferecer aos alunos os recursos para construir conjuntos elaborados. Além da espaçosa sala verde e vestiários, uma oficina de figurinos permite que os alunos pintem e costurem seus próprios figurinos. O projeto também inclui uma Sala de Aula de Design, onde os alunos aprendem as habilidades de desenho e construção de modelos necessárias para projetar cenários teatrais e estratégias de iluminação.
Organização Geral dos Programas
Os espaços de estúdio 2D ficam localizados no segundo andar, onde eles podem se beneficiar da luz natural, enquanto os estúdios 3D e oficinas de apoio ficam no nível mais baixo, para acomodar grandes ferramentas e facilitar o movimento de materiais pesados. As áreas do programa 4D estão equipadas com as mais modernas tecnologias de mídia digital.
Corredores amplos e um elevador de serviço de alta capacidade conectam todos os estúdios e oferecem fácil acesso a todos os espaços de oficina compartilhados. Os níveis de ruído são cuidadosamente considerados e é dada especial atenção ao isolamento sonoro entre as oficinas, escritórios, salas de aula, teatros e espaços de gravação de som altamente sensíveis. A instalação também inclui três tipos de espaço para apresentações projetadas em torno da pedagogia de Hamilton: o 'Teaching Studio', onde a atuação é ensinada, o 'Lab', onde as idéias são testadas e o 'Flexible Theatre', o espaço onde são realizadas produções teatrais em maior escala.
Construção
A estrutura de dois andares foi feita com formas de aço preenchidas com concreto. Um porão de concreto fundido, que abriga equipamentos mecânicos e espaço de armazenamento, ocupa menos da metade da área ocupada pelos edifícios. O restante do edifício é construído como uma espécie de radier com baldrames nos perímetros.
O edifício é revestido com dois materiais primários, bluestone e painéis de concreto de altíssimo desempenho (UHPC), e incorpora uma parede de mais de 120 metros que abre todo o edifício para o gramado e a lagoa. O bluestone, usado como material de revestimento exterior e interior para os dois maiores teatros, foi extraído nas proximidades das Pedreiras do Estado de NY e foi o material que foi usado para construir grandes seções do Canal Erie. Essas grandes pedras foram colocadas em um padrão de silhar como parte de uma parede especial, que inclui o isolamento Roxul. A parede de trás foi construída com revestimento de gesso revestido de fibra de vidro em pregos metálicos leves. Os painéis UHPC (fabricados pela TAKTL em Pittsburg, PA) foram projetados sob medida pela MSA com uma estria cônica que se abre de baixo para cima para expor um padrão de árvore abstraído na superfície rebaixada. Estes painéis são instalados como uma tela de chuva ventilada, pendurada em saias de alumínio. A parede de apoio para esta montagem inclui isolamento Roxul sobre uma membrana totalmente aderida em um revestimento de fibra de vidro e metal.
Os telhados são inclinados com isolamento de poliisocianurato cônico para drenos internos. Aberturas zenitais difusoras de alta eficiência e tetos internos em caixão são usados para reduzir os custos de energia e fornecer iluminação natural e uniforme nos principais espaços. As aberturas zenitais dos estúdios de pintura e desenho são equipadas com cortinas blackout motorizadas para fornecer aos quartos capacidade total de blackout para a projeção de imagens e a montagem de cenas estáticas e de modelos.
O projeto usa paredes de cortina de vidro isoladas Kawneer com estruturas quebradas termicamente, espaçadores de bordas quentes e cavidades cheias de argônio para maximizar o desempenho térmico. Janelas para escritórios, salas de aula, oficinas e outros espaços do programa são típicas unidades de janela com estrutura de alumínio operável. Todo o vidro é de baixo teor de ferro com revestimentos resistentes a UV. Todos os espaços de estúdio e salas de aula estão equipados com persianas motorizadas para controlar a luz. Os painéis deslizantes no estúdio de desenho bloqueiam a luz e fornecem uma superfície pinup contínua ao longo da parede externa quando fechada.
Sistemas
Os espaços de oficina e estúdio requerem altas taxas de ventilação e grandes quantidades de ar fresco. Os sistemas mecânicos são projetados para fornecer o mais alto nível de segurança para estudantes e professores, aproveitando todas as oportunidades de conservação de energia. Sensores de CO2 e de movimento, bem como substituições manuais do usuário, são usados para modular as taxas de ventilação em resposta à ocupação do edifício e às necessidades reais de ventilação. O edifício utiliza unidades de recuperação de calor para extrair energia do ar exaurido e os sistemas são projetados para maximizar os benefícios associados à diversidade de taxas de ventilação e necessidades de aquecimento e resfriamento no projeto a qualquer momento. Toda a iluminação do projeto é controlada por um sistema Lutron para otimizar o uso de energia.