-
Arquitetos: Studio Dwell Architects
- Área: 370 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Marty Peters
Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa solicitou uma residência que respondesse ao seu local e entorno, enquadrando as vistas do terreno inclinado adjacente ao rio Fox, não apenas de dentro da residência, mas através dela.
O layout tradicional dos espaços públicos e privados foi revertido. Isso permitiu transparência através da casa e vistas espetaculares elevadas do nível superior em direção ao rio. Esse nível possui um amplo terraço em balanço e cobertura suspensa no nível inferior, que fornece proteção solar contra as exposições sul e oeste ajudando a resfriar a casa no verão, ao mesmo tempo em que a protege do vento no inverno.
O nível inferior está voltado para a lateral inclinada, fornecendo privacidade, segurança e uma conexão íntima com o terreno.
Para minimizar o impacto no local, a casa e a garagem são separadas, mas conectadas por um elemento tubular com isolamento e suspenso. Essa espécie de tubo fechado torna-se a única estrutura no nível superior e abriga a lareira, despensa e cozinha. Ao lado deste tubo fechado, há uma ponte de vidro que acompanha os visitantes na colina paisagística até a porta de entrada.
O exterior consiste em uma paleta simples de materiais sustentáveis e altamente duráveis. A base é feita de concreto aparente, o nível superior é revestido com painéis de alumínio anodizado e ambos são decorados com madeira de Ipê para manter o equilíbrio.
Os acabamentos interiores incluem pisos de nogueira, parapeitos de vidro e uma escada de aço aparente que transcende até uma galeria de arte com pé-direito duplo.
O banheiro principal é preenchido com luz natural proveniente de várias fontes discretas refletidas nos pisos de azulejos e na parede de concreto aparente à altura parcial que separa o dormitório.