-
Arquitetos: Casa14 Arquitetura
- Área: 210 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Leonardo Finotti, Maira Acayaba
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetar uma casa em terreno inclinado e trapezoidal no bairro de Perdizes parecia, a princípio, um grande desafio. Porém dotado de duas frentes, o terreno possibilitou que a residência tivesse fluxos bem determinados: foi projetada uma entrada social somente para pedestres no nível mais alto e com acesso pela área de convivência -com sala e cozinha integradas e voltadas para dois jardins- e outra, de serviço, na parte mais baixa, abrigando garagem e lavanderia.
O projeto previu no pavimento superior, duas suítes, sendo a principal dotada de um terraço triangular - acompanhando o desenho do terreno - e a outra usada como escritório e sala de ensaio. A laje da cobertura foi concebida para ser um terraço de 65m2. O mirante oferece várias percepções visuais para as múltiplas paisagens da cidade, inclusive uma bela vista para o Pico do Jaraguá.
Economia de obra
Com um orçamento de obra bastante enxuto, foram adotadas algumas diretrizes para economia financeira e de tempo da obra:
- aproveitar o perfil natural;
- espaço social integrado e único, evitando o uso de paredes e fundações desnecessárias;
- emprego de materiais econômicos como bloco de concreto estrutural, laje-painel, concreto aparente e cimento queimado,
- os pisos internos não receberam nenhum revestimento, permanecendo na laje zero
Conforto
A residência recebeu aberturas em ambas as faces para permitir a ventilação cruzada. Ao mesmo tempo, o fato das fachadas estarem voltadas para as faces Oeste e Leste, favorece a iluminação natural durante o dia todo.