-
Arquitetos: Studio Toggle
- Área: 1400 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:João Morgado
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa em Mishref é o lar de dois irmãos e suas famílias, com estilos de vida variados e necessidades de privacidade e espaços abertos. Uma composição introvertida de duas unidades de estar separadas, agrupadas em torno de um pátio interno, a casa é uma interpretação da casa tradicional do pátio. Apresentando uma fachada limpa e serena à rua, a massa resultante se manifesta como um volume monolítico branco, elegantemente posicionado sobre um pódio revestido de pedra. O arranjo rítmico de janelas com persianas na fachada suaviza o volume, dando-lhe uma sensação de leveza.
Local e contexto: O local está localizado em Mishref, um subúrbio da Cidade do Kuwait, composto principalmente por 2 ou 3 andares. A população é principalmente do Kuwait e o bairro valoriza a privacidade e a tranquilidade. O sol forte do deserto em uma das cidades mais quentes do mundo vê as temperaturas ambientes subirem até 50 graus Celsius regularmente durante o verão. Tempestades de poeira também são um fenômeno regular que determina as estratégias de planejamento e construção na área.
Uma pesquisa rápida dos edifícios existentes nos arredores revela as seguintes informações:
1. Os espaços internos com controle climático são preferidos mais do que os espaços abertos ao ar livre ou semi-abertos.
2. A maximização dos espaços internos construídos determina que as janelas nas paredes perimétricas se tornem a única fonte de luz natural do dia.
3. A preocupação com a privacidade resulta no fechamento da maioria dessas janelas perimétricas na maioria das vezes, resultando em interiores escuros e prejudiciais à saúde.
4. Falta de espaços sociais internos.
O desafio foi abordar essas preocupações e definir estratégias de design otimizadas sem aumentar o orçamento.
O pátio e a fonte: a casa é organizada em torno de um pátio interno que atravessa todos os andares. O volume em forma de U enfrenta esse pátio em uma pele revestida de pedra de Omã. O pátio e o vazio resultam em uma tipologia voltada para o interior que pode se beneficiar da máxima luz difusa do dia sem comprometer a privacidade. A casa, portanto, se abre para o interior, com um pátio privado forrado de árvores cítricas e uma fonte escultural que lembra os jardins dos Alcazares Mouros.
Loop de circulação ou espaço social: o pátio e o vazio de 4 andares apresentavam uma questão de escala humana e de conectividade entre as unidades vivas de frente para o outro. Uma grande escada suspensa é a chave para um passeio arquitetônico que percorre todos os andares, oferecendo pontos de vista e facilidade de acesso.
A Paleta: O interior da casa apresenta uma paleta simples de madeiras brancas e naturais etéreas. As linhas retas e mínimas da massa são deslocadas com as curvas elegantes das escadas em espiral. Os móveis são cuidadosamente escolhidos e contrastam com ousadia contra o ambiente sereno. O som calmante da água e a luz difusa filtrada pelas janelas de persianas fazem desta casa um oásis de tranquilidade neste movimentado subúrbio do Kuwait.