-
Arquitetos: Surber Barber Choate + Hertlein Architects
- Área: 929 929m2
- Ano: 2013
-
Fotografias:Phillip Spears
-
Fabricantes: Lutron, Andersen Windows & Doors, Valli & Valli
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno para esta residência unifamiliar está localizado imediatamente próximo ao cume norte do "El Cerro de Chipinque", na cordilheira da Sierra Madre Oriental, no estado de Nuevo León, nordeste do México. A casa foi projetada para maximizar as vistas da cordilheira, bem como do seu cume, conhecido como "La Eme", que arrebata a vista leste.
Na configuração da residência, os espaços internos e externos são definidos principalmente por planos verticais de concreto, que deslizam para dentro e fora da casa definindo áreas internas e externas de estar e explorando as questões de transparência e introspecção.
Formas secundárias revestidas em granito preto, dispostas em finas faixas, ou o gesso branco contrastante, expressam volumes mais sólidos e fechados. A textura e a cor do granito fazem alusão aos cumes da cordilheira que se elevam. Pedra de corte mais monocromática foi usada para o piso. Completando a paleta de materiais, tons de madeira quentes são usados por dentro e por fora, contrastando com o granito e o concreto.
Enquanto os componentes de madeira e pedra são amplamente expressos como formas cúbicas simples, a plasticidade inerente ao concreto é expressa e articulada com maior complexidade - formando portais, gerando espaços negativos e vistas de enquadramento. A composição é uma expressão honesta dos materiais, selecionados para fornecer uma variedade de texturas e configurados para conceder uma hierarquia de escala.
O projeto solar passivo é usado para gerenciar o ganho de calor. A chuva é coletada do telhado e armazenada para irrigação e fontes decorativas. Materiais "permanentes" são usados para a longevidade do ciclo de vida, incluindo um tipo de madeira resistente à deterioração externa.