-
Arquitetos: Foster + Partners
- Área: 35400 35400m²
- Ano: 2019
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Principal Tower é a última peça para conclusão do masterplan da Principal Place, um projeto abrangente de uso misto, na fronteira de Shoreditch e Londres, que idealizou um novo bairro, aproveitando a rica herança industrial da região. A Principal Tower é composta por um edifício de escritórios de 15 pavimentos que abriga a sede da Amazon em Londres, ao lado de uma torre residencial de 50 pavimentos, uma das mais altas da cidade. Além disso, o complexo conta com seis restaurantes que circundam o prédio no nível da rua e um bar iluminado, estabelecendo uma fachada ativa 360 graus, que estende a vibração da cidade em direção ao norte.
A relação entre o lado criativo, anteriormente o leste industrial, e o centro financeiro de Londres é expressa pelo formato da torre com três volumes esbeltos. Na fachada voltada para o bairro residencial de Shoreditch, o edifício se posiciona mais abaixo do nível do térreo, enquanto a oeste reflete a natureza de arranha-céus da cidade. Um volume central foi disposto entre às duas torres produzindo uma identidade elegante no horizonte.
O edifício de 50 pavimentos oferece apartamentos de diversas dimensões e penthouses espetaculares na cobertura. Projetado de dentro para fora, oito apartamentos compõem o pavimento tipo, sendo quatro apartamentos de dois quartos, nas extremidades da torre, e quatro apartamentos de um quarto. A planta quadrada foi estendida no centro de dois lados, assim criando uma planta cruciforme e, o mais importante, oito cantos, cada um formando uma varanda curva. A otimização do perímetro permitiu que todas as unidades do pavimento tipo possuíssem uma planta eficiente, com acesso no coração do apartamento, eliminando circulações desnecessárias. Os quartos foram revestidos por painéis de revestimento sólido para privacidade, enquanto o restante do apartamento é totalmente envidraçado e protegido por brises de sombreamento. Cada apartamento possui uma varanda curva nos cantos com detalhes externos em bronze - que suavizam o perfil da torre, adicionando uma textura rica, e criando uma escala residencial que contrasta com os edifícios típicos da cidade.
Com 85000 metros quadrados de espaço flexível, o prédio comercial abriga a sede da Amazon no Reino Unido. A entrada principal do edifício se abre para uma nova praça, configurando uma fachada ativa com o ambiente urbano do entorno e possibilitando a criação de conexões dentro da comunidade. Internamente, o edifício foi projetado como um armazém do século XXI que responde à natureza mutável do local de trabalho, oferecendo um modelo mais interativo e flexível. Com mais de 100 metros, os inovadores pavimentos corporativos permitem uma emocionante mistura de espaços que operam em diferentes escalas, desde grandes áreas com plantas abertas até pequenos espaços que aprimoram a colaboração e a criatividade.
Três recuos nas fachadas norte e sul fornecem pontos de contração natural que conferem um ritmo espacial ao volume interior, claramente articulado na fachada do edifício. Sua forma segmentada responde à herança industrial de Shoreditch, trazendo uma sensação de continuidade à paisagem urbana em todo o percurso. A materialidade refinada do metal e do vidro oferecem uma textura única ao edifício, com uma estrutura de bronze que faz referência às estruturas históricas de ferro fundido encontradas na região.