-
Arquitetos: Torres Arquitetos Associados
- Área: 1080 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: AutoDesk, Autodesk Media and Entertainment, Construtec, Dalmax, Ivo Penz, Portinari, Suvetro, thyssenkrupp
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Jorge Fayet 550 é um edifício de apartamentos de pequena escala, no bairro residencial Chácara das Pedras em Porto Alegre, Situado em um lote reduzido, com apenas onze metros de testada e trinta e sete metros de profundidade, com orientação solar leste-oeste e um declive de cerca de três metros desde o alinhamento até o fundo do terreno.
O prédio possui cerca de 1.080,00 m² de área construída, nele o arquiteto atuou não apenas como projetista, mas também como promotor imobiliário e construtor, explorando a oportunidade de propor possibilidades diversas aos moldes tradicionais do mercado imobiliário.
Com apenas quatro pavimentos, a edificação se insere corretamente no entorno imediato, nos pavimentos estão distribuídas as vagas de estacionamento, uma pequena sala de uso condominial e seis unidades habitacionais, estas unidades com diversas tipologias, sendo apartamentos de 1 e 2 dormitórios planos e duplex de um, dois ou três dormitórios, cada um destes apartamentos com características e tamanhos diferentes, criando uma interessante variedade dentro do mesmo volume, atendendo a uma pluralidade de perfis familiares e econômicos.
As soluções formais são marcadas por linhas simples e formas puras. Uma arquitetura que respeita a escala do bairro e materializa a busca pela exatidão, rigor e economia de meios. Procurou se um objeto arquitetônico de grande sobriedade e simplicidade, que fosse equilibrado e rigoroso, onde os diferentes materiais empregados, como o concreto e a madeira se mostrem em sua essência, sem intermediários,
O projeto e a construção do Jorge Fayet 550, é uma edificação com recursos limitados e apresenta-se como um exercício de reflexão sobre a forma como os arquitetos são capazes de assumir o processo de produção imobiliária propondo alternativas para os edifícios de habitação multifamiliar e para conformação do tecido urbano.