-
Arquitectos: Rafael de La-Hoz Arquitectos
- Área: 14299 m²
-
Fotografias:Alfonso Quiroga, David Frutos
"Este edifício não tem outra ideia senão aquela que emana de sua própria construção. Portanto, é sua estrutura, ou melhor, a construção de sua estrutura, ou os detalhes do vidro da fachada, ou os nós e juntas que por si mesmos eles geram sua forma arquitetônica, ou seja, sua ideia"
Distribuído em cinco andares, destaca-se a treliça estrutural da fachada com malha que é resolvida com elementos metálicos de seção tubular. Os pontos de interseção da malha servem como elementos de apoio no perímetro das lajes, situando-se a cada 8,10 metros e sendo pesados entre dois andares consecutivos. A fim de proporcionar flexibilidade ao piso do edifício, procuramos evitar pilares no espaço reservado para uso em escritórios. Dessa forma, na busca por maior eficiência, todos os suportes dos níveis acima do solo, exceto os 4 pilares circulares dispostos nos chanfros, foram incorporados aos elementos de partição do núcleo de comunicação vertical.
A estrutura iluminada com luz quente neutra também se torna uma pele que circunda o edifício e revela os espaços interiores através de sua fachada de vidro. Além de possuir a certificação energética A, a oxxeo obteve a prestigiada certificação LEED Platinum Core & Shell, concedida pelo US Green Building Council (USGBC) e a certificação de acessibilidade 5 estrelas DIGA (Indicador Distintivo de Acessibilidade), criada pela Fundação Shangri-La.