-
Arquitetos: TRPC Arquitetos
- Área: 24 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Adalberto Vilela Maria e Paula Romano
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em sua estreia na maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, o escritório TRPC Arquitetos, CASACOR, assina dois espaços, o “Loft do Colecionador” e a “Cafeteria Coffeetown”. Para a cafeteria, os jovens arquitetos Adalberto Vilela, Cecília Miscow, Tiago Schultz E Vanessa Sampaio trabalharam um tema recorrente nas suas investigações arquitetônicas: o arquétipo da casa, a disposição dos volumes e a escala, considerando uma implantação cuidadosa na praça de alimentação do evento.
Com um gesto arquitetônico simples de extrusão da silhueta de uma casa, os arquitetos conceberam um café que chama atenção à primeira vista. A “casa” foi projetada com duas empenas opacas nas extremidades, utilizadas para a exibição dos produtos vendidos na mercearia da cafeteria, e um grande plano envidraçado que se extende das paredes à cobertura, garantindo luz natural durante o dia e iluminando a praça à noite. O volume produzido pela paredes que cercam a cafeteria tem 6m de comprimento, 4m de largura e 5,30m de altura, conferindo 24 m² de área útil.
A cor verde bem saturada do acabamento externo unifica a estrutura e conecta-a ao paisagismo do entorno. A cafeteria funciona como a entrada para a praça do evento, com um volume marcado pela transparência e simetria, uma composição que convida os visitantes a uma pausa para um café e bolo, enquanto observa as ações ao ar livre durante toda a CASACOR. A parede de vidro voltada para o leste amplia o espaço ao integrar o interior ao exterior, e confere ao conjunto um visual diurno e noturno bem diverso.
Durante o dia, mesmo da passarela que liga as duas casas do evento, avista-se a cafeteria com clareza, mas conforme escurece, o interior iluminado por uma constelação composta de 20 pendentes com bulbos aparentes, incandesce transformando-se em um ponto focal da praça. Para o ambiente externo foi pensado um deck com cadeiras e mesas para um tranquilo café ao ar livre entre as plantas do jardim, com iluminação indireta e intimista, evidenciando a elegante empena da ‘casa’, que revela o traço minimalista dos arquitetos.