-
Arquitetos: Íntegra Studio Arquitetura
- Área: 226 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Atelier Soeide BG, Brasilit, Ceusa, Donald Móveis & Decorações, KF Estofados, Saul Móveis, Telhas Single
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na praia de Xangri-lá, litoral norte do Rio Grande do Sul, a casa H25 encontra-se implantada em uma esquina de 414m² de frente para uma pracinha com insolação predominantemente leste. Trata-se de uma residência térrea de 226m² composta por quatro suítes, lavabo, área de serviço e área social com salas de estar e jantar integradas à cozinha. O programa de necessidades busca atender uma família em que pais, já avós, reúnem seus filhos e netos para o veraneio.
Assim, o projeto foi pensado afim de proporcionar privacidade e o conforto aos moradores durante o uso de férias em que atividades de descanso e recreação podem ocorrer simultaneamente. Para tanto, a área íntima, dos dormitórios, foi concebida em uma asa distinta da área social resultando em um partido arquitetônico em “V” - decorrente também da geometria do lote. Ao centro deste “V”, a área social abre-se para um pátio em confronto direto com a rua. Neste pátio, de insolação norte, está posicionado o jardim com deck e pergolado de madeira configurando o “espaço para o chimarrão do fim de tarde” –ritual típico dos gaúchos.
A casa abriga vaga para dois automóveis em pátio aberto. Buscou-se minimizar a ênfase automobilística do espaço utilizando-se de aberturas que conectam o mesmo à área social e podem ser usados como varanda. A fachada de tijolos aparentes, cobertura com telhas shingle cor terra e pergolado de madeira maciça busca contribuir para a sensação de acolhimento do espaço através do uso de materiais naturais combinados. O projeto tem como referências a estética das casas das pradarias de Frank Lloyd Wright e a pureza dos cortes-tipo de Glenn Murcutt.
Os interiores da casa reforçam a intenção de promover um ambiente acolhedor, mas também prático e informal, com o uso do forro de madeira aparente e piso de cimento que geram planos pouco reflexivos e atmosfera de âmparo/ descanso. A iluminação e a ventilação natural são propiciadas por grandes vãos em planos cruzados predominantemente leste e norte. A obra, desde a marcação do gabarito até a entrega – equipada e decorada – durou 9 meses.