-
Arquitetos: KLG Architects
- Área: 450 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Damien Schumann
-
Fabricantes: COTTO, Crestial, MAC D Fiehouse
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada entre as Montanhas Hottentots Holland e o Oceano Atlântico, a Lowe se insere elegantemente na paisagem circundante. É este local e suas condições climáticas que finalmente moldam o desenho da edificação. Isso é ilustrado através de uma série de enquadramentos que conectam continuamente o usuário com vistas magníficas do oceano e das montanhas ao redor.
Em vista das características do local, o proprietário não queria uma casa com fachada frontal e posterior convencionais, mas um projeto que permitisse desfrutar de 360 graus das vistas da montanha e do oceano. Além disso, o proprietário é um ávido colecionador de vinhos do primeiro mundo e também precisa de instalações para trabalhar em casa. A capacidade de receber convidados em ambientes fechados e ao ar livre também era um requisito importante.
A experiência começa em um pátio protegido, localizado na parte posterior da casa, que se conecta perfeitamente ao espaço central aberto de estar. A sala de estar enquadra uma visão linear do horizonte do oceano para o sul. No lado norte, uma cobertura flutuante se eleva teatralmente em seção para permitir vistas espetaculares das montanhas, ao mesmo tempo em que reflete a luz do norte.
Cada ambiente repete esse tema com grandes aberturas de vidro, que caracterizam a conexão do espaço com o entorno. Na planta, a geometria da sala vai em direção ao mar no lado leste da casa, permitindo privacidade e vistas ininterruptas, protegendo o deck principal dos ventos do sudeste.
No lado oeste, uma adega cuidadosamente detalhada está oculta sob a residência composta por materiais simples como vidro, madeira e concreto, permitindo que a edificação coexista com o ambiente natural. Da praia, a casa aparece como uma pequena inserção na paisagem, aninhada nos arbustos verdejantes, sem competir com o fundo da montanha.