-
Arquitetos: Fox Browne Creative, Jack Alexander
- Área: 4100 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Dook Photography
-
Fabricantes: Artmar Natural Stone, Dems Aluminum, Ingo Ahrens, Press Up Industries, Streamlight
Descrição enviada pela equipe de projeto. Suspenso no horizonte, onde a terra se curva para longe da vista e o céu se inclina para tocar a areia está o Sossusvlei Desert. Projetado pela Fox Browne Creative, com sede na África do Sul, em associação com o arquiteto Jack Alexander, foi dada uma ênfase à paisagem surreal do deserto na qual o hotel está inserido.
Os gestos arquitetônicos são simples, mas extremamente sensíveis ao deserto. Ao usar a forma das edificações para desenhar uma série de linhas geométricas na areia, os pavilhões de vidro, pedra e aço formam um contraponto às curvas orgânicas, às formas naturais das colinas e às dunas de areia circundantes.
A ambição dos arquitetos era tripla: criar uma experiência extraordinária para o visitante; projetar estruturas que estejam em harmonia com seu ambiente natural e minimizem o impacto humano nesse ambiente sensível. Todos os três foram realizados pela realocação intencional dos edifícios originais da década de 1990 criando uma série de espaços contemporâneos, mas atemporais e sem dúvida apropriados, todos compostos por materiais naturais e uma sensação de luxo inspirado no deserto.
Externamente, os telhados foram revestidos com painéis fotovoltaicos que permitem que as edificações aproveitem o ambiente natural hostil (onde as temperaturas costumam chegar a mais de 50 graus Celsius) e usam o sol para criar energia suficiente garantindo que o abrigo seja completamente autossuficiente. A eletricidade gerada é usada para alimentar uma série de sistemas de ar condicionado e reciclagem de água que respondem ao meio ambiente para garantir que o hotel afete positivamente o ambiente do qual seu projeto foi derivado.