-
Arquitetos: Steck Arquitetura
- Área: 100 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Adriano Pacelli
-
Fabricantes: Di Móveis, F. Way, R. Cervellini, Scholl Móveis, Steck arquitetura, Vertical Garden
Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira preocupação na reforma da clínica (de cerca de 100m2, situada em Campinas SP), foi ouvir o máximo de pessoas que circulam ali, para entender as reais necessidades e anseios, dos médicos, funcionários, pacientes e acompanhantes. Exemplos de questões levantadas pela pesquisa* que fundamentou o projeto:
“Às vezes não há lugares perto para uma mesma família”
“Talvez uma nova pintura, café e um pouco de cor”
“Música ambiente e mais plantas”
Fazer um projeto sustentável, prático e funcional para o extenso programa, em espaço muito reduzido. Além disso, gerar conforto, acessibilidade e tranquilidade a todos que ali frequentam e trabalham, com uma atmosfera acolhedora, com harmonia e beleza.
Aproximação com a natureza e materiais naturais. A necessidade que todos os seres humanos têm em relacionar-se com a natureza ou conectar-se de alguma forma com elementos que a evoquem. Valorização da percepção e experiência do usuário no ambiente construído que promovam melhorias para sua saúde e bem estar em espaços saudáveis.
Incorporamos características e elementos naturais que tragam relaxamento, variação sensorial e conexão com a natureza como a madeira, luz natural, água, plantas, paleta de cores, o toque suave dos tecidos (práticos e de fácil limpeza) com texturas confortáveis, aconchegantes, trazendo leveza.
A madeira, na visão, cheiro e tato, por exemplo, tem o poder de relaxar o sistema nervoso autônomo reduzindo o estresse e a ansiedade, gerando prazer e paz. Luz artificial e natural combinadas com qualidade, aproveitando o frescor da luz natural da manhã. Persianas para controle solar sem bloquear a visão ou, devido ao tipo de procedimento, o uso da Blackout.
Na sala de ultrassom/punções a luz é controlada com dimer através de uma grande tela tensionada plástica e translúcida no teto, com mapa mundo impresso relaxando o paciente que passa por procedimento minimamente invasivo.
Na sala de espera o jardim vertical com plantas preservadas (naturais que passam por tratamento para preservação da aparência), o som calmante d’agua do pequeno aquário, o café, leitura e música geram uma atmosfera serena.
Escolhemos alguns móveis especiais e desenhamos o restante, pensando na ergonomia e conforto. Criamos um sistema de assentos e encostos que se movem conforme a necessidade de cada um, juntando-os ou separando-os de acordo com os anseios dos usuários: a sós, acompanhados ou com famílias.
Cuidamos das relações: entre elementos e materiais; da relação com, entre e dos espaços possíveis; da atmosfera de beleza e harmonia que possam evocar, da relação destes com a luz e sombra em tempos e percepções diversos para quem as experiência; do toque, aromas, sons reverberando através dos elementos, materiais; da temperatura (calor, frescor), da relação entre os corpos: entre o corpo de cada um, entre o corpo da arquitetura e o corpo do homem. Tentamos criar espaços equilibrados, possíveis, flexíveis, saudáveis, confortáveis, que nos tranquilizam, nos tocam, nos envolvam.