-
Arquitetos: Macaxá Arquitetura
- Área: 50 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Gisele Rampazzo
-
Fabricantes: Amanda Lopes Rodrigues, Amorim, Andra Iluminação, AutoDesk, Cortinas Carmelita, Fernando Jaeger, Leroy Merlín, Marcenaria Made Marchi, PD Maquetes, Tokstok, Trimble Navigation, Via Narte Revestimentos
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da sede do escritório Macaxá Arquitetura nasceu com o intuito de refletir em seu próprio espaço, além da identidade do escritório, os principais conceitos que as arquitetas acreditam serem importantes para a criação de espaços leves e aconchegantes.
O escritório, localizado no fundo de uma escola no bairro da Aclimação, possui dois pavimentos, o que auxiliou na organização do programa, e uma planta triangular que foi o principal desafio do projeto.
No térreo, a ideia foi integrar todo o ambiente a partir da demolição da parede central que dividia o espaço. Em meio a planta livre, a decisão foi minimizar as quinas do imóvel a partir de desenhos de marcenarias que as preenchessem e ocupar o máximo possível o perímetro, deixando o centro livre para a mesa de reunião. O antigo piso também foi deixado de lado, dando lugar ao cimento queimado que compõe a entrada, todo o térreo e chega ao piso superior.
Além disso, a vontade de definir uma identidade para o espaço refletiu na materialidade escolhida para o escritório. Uma das paredes e as vigas foram descascadas trazendo dois novos materiais e texturas para o espaço: o tijolo e o concreto.
Outro elemento importante no imóvel e que permaneceu após a reforma foi a escada helicoidal. Para não fazer grandes alterações na estrutura da casa a ideia foi apenas restaurá-la para que trouxesse mais cor à entrada do escritório.
O pavimento superior acompanhou a linguagem e principais conceitos pensados para o térreo. Da mesma forma mantivemos o perímetro ocupado, dessa vez com mesas de trabalho, estante e espaços de estar. Além disso, o desejo de trazer luz para o interior do escritório norteou a decisão de substituir um antigo móvel embutido na parede por uma extensa janela vertical.
Por fim, optou-se por realizar uma reforma total no banheiro, mantendo apenas a janela existente. Realocamos todas as instalações hidráulicas e seguindo as premissas dos demais ambientes, as quinas também foram peças chave, uma delas foi ocupada pelo tampo em pedra e a outra por uma marcenaria de apoio que ajudou também a diminuir a visual profunda causada pela planta triangular. O piso ganhou um ladrilho hidráulico azul claro e as paredes foram parcialmente revestidas com uma cerâmica quadrada que ganhou destaque com o rejunte na cor terra.