-
Arquitetos: Sérgio Miguel Godinho Arquiteto
- Área: 249 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:João Guimarães
-
Fabricantes: ART ALU 3, AlttoGlass, Carpintaria 3 irmãos, Cor branca, Cortizo, Dow Building Solutions, Ferrodrigues, Finfloor, Finsa, Imperalum, Keraben, Linhas 3D, Orlando A.M Guerra, Preceram, Secil, Serralharia Vila Garcia, Würth
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa de cromática branca, é desenvolvida em três pisos, pela criação de um desalinhamento entre volumes, acima da cota de soleira.
Com este desalinhamento, é definido uma ampla zona exterior, no limiar dos espaços sociais da habitação, produzindo em simultâneo nessa área, um linear espaço de sombra contíguo à habitação, definido pelo volume do piso superior, no quadrante sul.
Os 13 metros de vão, composto por 6 imponentes janelas deslizantes, são protegidas pela luz directa, nos espaços da cozinha e sala, devido a esse desalinhamento volumétrico.
É ideia central do projeto, que o piso social seja amplamente aberto ao exterior e isento de desníveis, com as experiências sociais da cozinha e da sala de estar, a misturarem-se no mesmo espaço, e partilhando em simultâneo, o espaço exterior do logradouro. Um contraste é criado pela total opacidade, na elevação norte dos volumes.
No interior, uma escada encaminha para o piso superior onde alberga 3 quartos. A escada é um elemento interior de destaque na casa, estando numa zona de comunicação que interliga num só espaço, todos os espaços da cave, do piso 1 e do piso 2. Este espaço de comunicação é Iluminado por uma luz zenital linear que percorre todo o espaço interior.
No 2º piso, 2 quartos, partilham um generoso pátio, e ainda, um outro quarto, utiliza uma extensa varanda em todo o seu limite, que se direciona para a paisagem do interior algarvio.