-
Arquitetos: Parada Cantilo Estudio
- Área: 35 m²
- Ano: 2019
-
Fotografías:Manuel Hernán Marcos
-
Fabricantes: AQUAPANEL, Adobe, Arcelor Mittal, AutoDesk, Blindex, Knauf, McNeel, Miksa, Siderar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na cidade de City Bell, essa expansão surge sob a necessidade de crescimento de uma casa unifamiliar. Em resposta a este problema, as condições apresentadas e o uso necessário (um novo quarto), decidiu-se continuar o desenvolvimento da parte “privada” da casa, tomando como ponto de partida a repetição e tradução de um elemento estrutural determinado pelo uso e morfologia da prexistência.
O módulo responde diretamente à otimização e uso dos materiais escolhidos (perfis, chapas, placas). O programa intervém do contato com o que existe por meio de uma articulação de qualidade flexível e materialidade leve, que atua como intermediário entre as áreas de descanso, harmonizando a relação entre os espaços mais introvertidos. Definido por seu uso, o novo artefato tenta se ligar ao lado de fora, enquadrando e permitindo que a vegetação seja o centro do caminho em seu caminho.
Sua forma busca prover contenção e abrigo ao habitá-lo. A área de serviço é resolvida em escala menor que a resultante como caixa isenta, permitindo a verificação do espaço como um todo e gerando uma circulação dinâmica em resposta às diferentes áreas. A madeira assume um papel de destaque na definição da silhueta, dando calor e continuidade ao fechamento.