-
Arquitetos: fala
- Área: 190 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ricardo Loureiro
-
Fabricantes: BRUMA, Cortizo, Efapel, JNF
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no primeiro piso de um edifício de escritórios, o apartamento estava orientado para um pátio que poderia reclamar como seu. o volume interior foi trabalhado com pouca empatia relativamente à planta original.
Um espaço complexo, no limite da fragmentação, estende-se de fachada a fachada. incorpora uma zona de estar e refeição, uma cozinha quase isolada e um quase quarto. o quarto principal e quartos-de-banho estão escondidos por trás de uma parede circular. o número de paredes adicionado é mínimo e a sua distribuição estratégica.
O projecto vive numa oposição gentil entre o existente e os elementos adicionados. a elegância da parede circular reage à complexidade da condição original. a humildade dos acabamentos interiores realça a presença das excepções. portas monumentais em madeira sugerem diferentes níveis de privacidade e uma cozinha com um forte padrão verde estende-se ao sol.
Uma nova fachada orientada para o pátio, completamente aberta, faz referência ao modernismo do edifício mas mesmo assim distingue-se do seu contexto próximo. um pavimento de cor verde menta agarra todos os espaços independentemente da irreverência da planta.