-
Arquitetos: Proud design
- Área: 370 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Room magazine, Thailand, Sarawut Doungwa
-
Fabricantes: Herman Miller, Carl Hansen, GLOW, Hafele, Howard Miller, Kohler, Louis Poulsen, SOSS
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Artisan é uma estrutura anexa à uma residência existente na cidade de Chiang Mai, na Tailândia. Como tal, ela precisava ser inserida em um lote já ocupado além de construir uma relação com o edifício anterior. O conceito principal deste projeto gira em torno da criação de um novo pátio, elemento responsável pela conexão das duas estruturas. Com cerca de 370 m², a Casa Artisan é um projeto experimental desenvolvido pelo próprio cliente, o arquiteto Pooritat Kunurat, sócio fundador do escritório tailandês Proud Design.
O programa da residência se organiza em dois pavimentos, com os espaços de convívio separados por um pequeno pátio interior. A piscina que habita o coração do terreno foi revestida com pedra sukabhumi de tonalidade verde, refletindo as cores da exuberante paisagem do norte da Tailândia. A Casa Artisan é um edifício anexo à antiga casa dos pais de Pooritat Kunurat. É comum na cultura local que várias gerações de uma família coabitem um mesmo terreno ou até mesmo, a mesma estrutura. A sala de jantar funciona como o principal elemento de conexão com à estrutura existente, um espaço comum para toda a família, enquanto a sala de estar, por outro lado, foi concebida como um espaço mais intimo e reservado à geração mais jovem de inquilinos.
A sala de estar é um grande espaço vazio de pé-direito duplo pontuado por uma escada escultórica que faz a conexão entre os dois pavimentos da casa. A linguagem moderna e descolada se revela também no projeto de iluminação, neste caso as lâmpadas George Nelson da própria coleção do arquiteto. O quarto de dormir encontra-se no segundo pavimento, um volume de concreto aparente que parece flutuar acima dos demais espaços da casa. A palheta de materiais escolhida conta com uma variedade de madeiras locais além do concreto aparente, um conjunto de cores e texturas que proporcionam uma sensação de harmonia e amplitude espacial.
O volume de concreto flutua sobre a área da piscina. O mobiliário foi inspirado em móveis escandinavos retrô. Madeira de teca tailandesa foi utilizada na parede e o forro do quarto principal. O banheiro conta com uma claraboia que permite uma melhor conexão com os espaços sociais da casa. A sala de leitura e a casa de vidro complementam a estrutura da casa e acolhem a coleção de móveis do arquiteto.