-
Arquitetos: Pietro Terlizzi Arquitetura
- Ano: 2019
-
Fotografias:Guilherme Pucci
-
Fabricantes: Alhambra, Arbo real, AutoDesk, Boreal Iluminação, Brastemp, By Kamy, Casa Atual, Castelatto, Chaos Group, Clami, Color Mix, Deca, Execcult, La Luna Enxovais, Lepri, Líder, Líder decorações, Mansur Vidros, Mil Plantas, Molduras Paethos, +8
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o apartamento Brooklin (São Paulo – Brasil) foi elaborado para um jovem Casal com 2 filhos pequenos que queriam um novo lar onde pudessem criar seus filhos e receber amigos e familiares em um ambiente aconchegante, confortável e ao mesmo tempo, sofisticado e moderno.
O vinculo dos moradores com diversas cidades do Brasil, fez com que o projeto de certa forma, homenageasse o Brasil.
Materiais: Pensando nesse estilo os materiais das áreas comuns foram predominantemente o cimento e concreto tão presentes na arquitetura brasileira (ora no piso cimenticio de toda área comum do apartamento, ora das ripas de concreto aparente na parede principal da sala, ora na textura de cimento queimado nas vigas, pilares e forro principal da sala) contrastando com madeira (freijó) presente nos móveis, painéis e parte do forro da sala.
Na cozinha foi usada um conceito mais clean e minimalista usando basicamente o branco nos tampos em pedra, azulejos e portas dos armários suspensos em vidro branco (combinando com os eletrodomésticos da mesma cor); o maior contraste nesse ambiente vem da mesa em peroba de demolição e a marcenaria em verde “bambu” usado na marcenaria dos armários abaixo das bancadas de silestone brancas.
O Espaço Gourmet; continuação da cozinha, divididos apenas por uma porta de vidro; usou-se praticamente os mesmos materias nos armarios baixos e na bancada de pedra; na peroba de demolição na mesa e para deixar um pouco mais rústico e acolhedor foi usado o revestimento de tijolo aparente em toda sua parede principal, além de algumas plantas e um pequeno jardim próximo ao guarda corpo.
A sala; originariamente dividida em sala e varanda através de um grande caixilho com portas de vidro foi integrada complemente com a remoção desse elemento e nivelamento de ambos as áreas. Mesmo com a transformação em um único ambiente, a idéia era deixa claro 3 espaços em uma só: sala de jantar, sala de estar/ tv e a varanda. Esse último deveria ser o local onde o verde e o aconchego fossem mais predominantes.
Um jardim vertical foi projetado no final da varanda criando um ambiente bastante relaxante e arejado. Foi utilizado um tapete listrado para enfatizar bem o comprimento da varanda original do apartamento. Na sala, o longo corredor desde a cozinha até a porta de acesso às áreas íntimas do apartamento foi demarcada com um forro ripado em freijó que entra também no hall do elevador Social.
Nas áreas íntimas foi usado assoalho em cumarú para um melhor conforto termo/ acústico e toques de cimento queimado mais claro em relação as áreas comuns para dar mais leveza e contraste com a marcenaria colorida da sala íntima apelidada pela família carinhosamente de cafofo.
O cafofo usa elementos como o tijolinho para maior aconchego e sua decoração foi inspirada no tema música, um dos hobbies preferidos do casal. Desse ambiente se acessa todos os quartos do apartamento.
Quarto kids... eram originalmente 2 quartos que foram integrados e, considerando a abertura da grande porta de correr amarela de acesso ao quarto, Cafofo e quarto kids praticamente viram um ambiente só.
Quarto kids é composto de 2 camas opostas nas paredes laterias do quarto com uma cama retrátil no centro para visitas kids e, quanto fechada, vira uma lousa.
Escritorio: também usado como quarto de visitas com a possibilidade de montar a cama retrátil, o escritório utiliza o tijolinho como revestimento de sua parede principal, linkando com o estilo do resto do apartamento.
Por fim a suite master e o closet fecham o projeto como último ambiente do apartamento. o closet bem Longilíneo reforçado pelo extenso rasgo no forro para iluminação de toda sua extensão foi pensado em uma linha mais clean branca contrastando com o assoalho em Cumarú.
A suite com sua cama baixa inspirada em estilo japonês também apresenta sua cabeceira ripada e textura de cimento queimado (como na sala)... tendo sua monocromicidade sendo quebrada pelos quadros com fotos de vegetações.
A suite ainda apresenta uma pequena varanda transformada em um escritório para ser usado quando. Escritório principal esta com visitas.