-
Arquitetos: Harry Thomson
- Ano: 2019
-
Fotografias:Lenny Codd
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa para quatro. Uma modesta extensão lateral de 5 m² transforma o espaço útil do térreo desta propriedade vitoriana. Um novo espaço superior escalonado cria um dormitório no telhado, permitindo aos clientes que suas duas crianças pequenas tenham seus próprios quartos. As duas novas adições se relacionam com a rua, com madeira de lariço de 68 mm e juntas abertas referenciando a extremidade da empena de tijolo existente e das telhas, respectivamente. A paleta de materiais internamente é robusta e natural. A madeira de abeto Douglas, o trabalho de blocos planejados e o gesso exposto criam um espaço onde praticamente nenhuma tinta ou acabamento suplementar é usado. Por razões ambientais e práticas, a redução da quantidade de camadas e acabamentos de construção foi um fator importante.
Este projeto utiliza elementos padrão de maneira personalizada, o revestimento de lariço pintado com uma tinta de celeiro preto fosco e aplicada para que o grão de madeira ainda seja visível. Essa irregularidade cria uma articulação sutil da fachada. Os cantos foram cuidadosamente considerados e detalhados usando um ângulo em 'L". O gesso nas paredes e tetos da cozinha está aparente, a cor rosa empoeirada complementa a estrutura de madeira criando uma calidez visual.
Há um banco na janela que se projeta para o jardim. Este é um espaço para se sentar em meio às almofadas ou plantas. Um depósito generoso foi criado sob o banco e sob as escadas, permitindo que sapatos e mochilas sejam guardados. A cozinha era anteriormente 300 mm mais baixa que a sala de jantar e, portanto, uma nova laje foi criada para gerar um espaço onde cozinha, sala de jantar e jardim estão todos no mesmo nível. A marcenaria sob medida foi executada por Sam Haddow e Emiliano Malferrari e ajuda a transformar a cozinha que parecia separada do resto da casa, no principal espaço social... um lugar para conversar, fazer trabalhos de casa, dar uma festa. Uma nova porta envidraçada se abre para o jardim voltado ao sul. Um sistema de aspersão foi instalado para garantir que a escada permaneça aberta. O comprometimento e a determinação dos clientes foram fundamentais para o sucesso dos projetos. Foi uma colaboração entre amigos e resultou em uma série de novos espaços que melhoraram a maneira como a família vive e socializa em sua casa. Harry Thomson é diretor da Studioshaw.