-
Arquitetos: Bevk Perović arhitekti
- Área: 2 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:David Schreyer
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é resultado de um concurso realizado em 2016, que propôs tornar as casamatas, uma estrutura de armazenamento de munição das fortificações medievais, acessíveis ao público, na forma de um novo centro cultural e local de exposições para a pequena cidade de Wiener Neustadt .
O projeto aborda a questão da reconstrução e integração de camadas históricas na vida da cidade. O complexo histórico, inexplorado por um longo tempo, agora pode ser vivenciado e compreendido em sua totalidade, embora com um novo programa.
A área em frente às casamatas foi projetada como uma praça pública levemente inclinada, ela conecta a cota da rua ao meio nível da estrutura antiga, recebendo os visitantes por uma fachada envidraçada. O visitante é então conduzido através de um percurso labiríntico, quase "piranesiano" das antigas casamatas, transformadas em um local de exibição para a cidade.
O novo salão polivalente, uma espécie de galeria de arte com iluminação zenital, foi posicionado no final da galeria subterrânea, configurando um fechamento natural e contemporâneo ao complexo.
Uma encosta suave conecta o espaço das casamatas de volta ao nível do Stadtpark, fechando o perímetro topográfico do complexo, que conecta a cidade até as camadas históricas subterrâneas da fortificação, e posteriormente retorna ao contexto urbano, e ao parque.
O respeito da intervenção é enfatizado pela definição dos materiais dos anexos, os tijolos da estrutura histórica foram complementados e revelados através da materialidade das novas adições de concreto, tornando o novo e o velho visivelmente diferentes, porém parecendo unidos.