-
Arquitetos: Biselli Katchborian Arquitetos
- Área: 2983 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Rafael Salim
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Crismetal, Deca, Mekal, Plurigoma, Portobello, Punto, Tarket Fademac, Tintas Coral, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para expansão da Residência S – um retiro para estudos e pesquisa – localiza-se no Rio de Janeiro. A sede atual já estava em funcionamento nos dois edifícios existentes no local: uma casa de importância histórica, construída na década de 1950, e uma pequena capela, do arquiteto Alcides da Rocha Miranda.
Nos limites da Zona de Preservação Ambiental, o projeto tira partido da paisagem, tanto em função das vistas como dos usos em si mesmo, preservando ao máximo a vegetação existente no terreno.
O programa é dividido em dois setores principais: residencial (com dormitórios, salas de estar, biblioteca) e apoio (copa, cozinha, lavanderia). O programa demanda grande privacidade, não havendo conexão, nem física nem visual, entre estes dois setores.
A topografia do terreno é peculiar. Em duas linhas que são perpendicularmente conectadas, o terreno tem claramente dois platôs, as localizações mais favoráveis para edificações que, entretanto, já estavam ocupadas pelas construções existentes. Para a expansão sobraram as áreas de maior inclinação – em alguns locais a inclinação atinge 33%, com uma queda de cerca de 20m. O que inicialmente parece um problema, foi o cerne da solução de usos e fluxos: o acesso ao setor de apoio se dá pelo nível mais baixo, e o acesso ao setor residencial pelo nível mais alto.
A introspecção inerente ao programa e usos são refletidas no objeto proposto. Apesar de suas grandes proporções, a expansão se mantém discreta na paisagem.