-
Arquitetos: WEISS/MANFREDI
- Área: 10900 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Albert Večerka/Esto
-
Fabricantes: Herman Miller, Andreu World, Arper, GROUNDPLANS, Knoll International, Neudorfer, Stylex, Walter K
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Cornell é líder reconhecida internacionalmente em educação veterinária, pesquisa, diagnóstico, cuidados com animais e ciências biomédicas. O projeto transformou o complexo original - um conjunto de edifícios individuais - em um campus coeso, através da demolição estratégica de estruturas não-adaptáveis, renovação de edifícios existentes, e novas construções. O projeto sinaliza a importância da Universidade, e permite que a instituição avance na pesquisa científica, oferecendo um currículo inovador para a formação de futuros profissionais e pesquisadores. Através de atividades que abrangem desde a prevenção do vírus Ebola, à clínica de animais saudáveis, e pesquisas que vão de doenças invasivas a rastreamento de espécies, a Faculdade trabalha para apoiar comunidades em todo o mundo, liderando pesquisas sobre saúde animal, e prevenção de doenças infecciosas.
O projeto de cerca de 10900 m² apresenta uma nova adição de 6200 m² e um retrofit de 4.650 m² - incluindo espaços de ensino, conectando o hospital com a faculdade, e criando fóruns públicos para atividades programadas e espontâneas dentro da mesma metragem quadrada total do complexo original.
Localizada no terminal leste da Tower Road, a expansão ofereceu um novo edifício âncora para o eixo leste-oeste do campus de Cornell. O projeto reformulou a praça de acesso, que foi emoldurada pela nova ala da biblioteca, e pelo novo revestimento da Torre de Pesquisa Veterinária, fornecendo uma identidade comum a composição, que antes possuía uma mistura de estilos e acessos. A demolição seletiva de estruturas subutilizadas, e não adaptáveis criou oportunidades de reconectar laboratórios existentes, e inserir uma série de salas de aula e de conferências centradas em torno de um espaço de três pavimentos revestido de madeira. A construção mais notável é a Galeria, que configura uma “praça da cidade” para o Complexo Veterinário, oferecendo oportunidades para reuniões informais e sociais, performances e refeições, além de facilitar a circulação, e conectar os espaços de ensino e pesquisa, o centro médico e um novo pátio central compartilhado.
A Galeria se conecta aos espaços de ensino que incluem duas novas salas de leitura, com forro de madeira e pé-direito duplo escalonado, com capacidade para até 160 pessoas cada, podendo ser combinadas configurando um anfiteatro para simpósios, palestras, e apresentações em maior escala. Além disso, duas novas salas de aula térreas de 60 lugares permitem várias configurações de ensino. Salas de conferência e laboratórios renovados, bem como novos espaços para seminários, uma cafeteria, e escritórios administrativos dentro do complexo existente circundam a Galeria, proporcionando uma transição perfeita entre o existente e o novo.
A remodelação do complexo aumentou significativamente a eficiência energética dos novos espaços, bem como da Torre de Pesquisa existente, apresentando madeira extraída de forma sustentável, além de materiais locais e reciclados. Os sistemas de aquecimento e refrigeração radiantes do piso são empregados em todos os novos espaços, e uma nova pele de vidro na existente Torre de Pesquisa substituiu a fachada de vidro com painel único, proporcionando um melhor isolamento. Ao redor da Faculdade foram dispostas plantações nativas, e uma praça de acesso com uma bacia de biorretenção para um gerenciamento mais eficiente das águas pluviais. Durante o dia e a noite, o edifício é iluminado exclusivamente com iluminação LED. O projeto obteve a certificação LEED Gold.
O projeto amplia a Faculdade existente por meio de reformas estratégicas no interior, e novas adições arrojadas, criando um campus interno coerente, uma expressão convincente da vitalidade e relevância crítica da medicina veterinária. Este projeto reafirma a posição da faculdade como líder global que valoriza a inovação por meio da colaboração.