-
Arquitetos: NoArq
- Área: 375 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Arménio Teixeira
-
Fabricantes: AutoDesk, B.LOFT + NOARQ, BRUMA, Flos, Marset, Nordlux, Santa & Cole, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um casal comprou uma conhecida penthouse com vista de mar. O célebre edifício de habitação tem quase 30 anos. Emergiu enquanto frequentava a faculdade. Arrebatador à época, permanece uma majestade. Pediram-me para o renovar introduzindo pequenas alterações – “atualizar, basicamente!” Estremeci! Um temor! Seria um convite à profanação? Fazer a renovação de uma obra prima? Como se faz a renovação de uma obra prima de um autor no auge da sua atividade? Haverá lugar à reinterpretação de uma obra prima? Ainda que lhes chamem “pequenas alterações”? Assomou-me Crime e Castigo – Estava destinado a ceder a minha hubris, apenas para arrepender-me da heresia para o resto da vida?
Confessei ao autor a inquietação. Habitualmente simpático, após a surpresa, tranquilizou-me e avancei. Fiz a pesquisa com o próprio. Reunimos duas vezes. Compreendi os intocáveis e os suscetíveis da obra, depois libertei-o às suas tarefas. Projeto e obra: Conservámos e restaurámos, mas não só. Não me contive. Não consegui ser absolutamente fiel. Se o fizesse, seria a minha dissolução crítica. O respeito a Eduardo Souto Moura, a admiração profunda da sua obra, não me pode radicalizar. Adulterei subtilmente a cozinha, um corrimão, uma pedra de lareira e sacrifiquei a banheira de imersão. À margem do restauro visível: Desmontámos e guardámos os corrimãos originais (demasiado robustos!) quadrados em aço inox de ambos os lados da escada. Repusemos apenas do lado interior, um tubular redondo de latão sem acabamento à espera de envelhecimento.
Na cozinha, recobrimos o azulejo e desmontámos o mobiliário. Sintetizamos o desenho dos móveis, bem como o revestimento das superfícies sujeitas a maior exigência em Corian, substituindo os revestimentos cerâmicos e de mármore Estremoz. Aumentámos o armário de apoio, integramos os eletrodomésticos. Na área de pequenos almoços desenhámos uma mesa suspensa em chapa de alumínio lacado. Intervenção semelhante foi realizada na lavandaria.No quarto da empregada acrescentámos os armários de arrumo e uma sapateira ocupando integralmente as paredes que lhes dão suporte.
Na Sala retirámos a frente de mármore Estremoz que desenhava a lareira. Apresentava desgaste. A aparente robusta frente, além de estar irremediavelmente fissurada era composta por sobreposição de lâminas de 2cm. Substituímos por uma pedra maciça de Azul Valverde de 5 cm de espessura. Na parede que divide as salas retirámos a instalação das estantes em vidro e fixamos de topo uma pedra 5cm espessura em Azul Valverde. Instalámos um extenso o candeeiro tubular em latão no teto da sala de jantar.
No quarto de banho de casal eliminámos a banheira, introduzimos uma área de duche nivelada pelo pavimento. Desenhámos armários amovíveis de apoio aos lavatórios dos quartos de banho. Substituímos torneiras. Integrámos os blackouts nos quartos, bem como o carril das cortinas nos tetos, de forma impercetível. Havia focos no teto, retiramos quase todos. Armazenámos os antigos aparelhos de iluminação do autor, atualmente obsoletos.