-
Arquitetos: Raulino Silva
- Ano: 2019
-
Fotografias:João Morgado
Descrição enviada pela equipe de projeto. A habitação unifamiliar localiza-se na freguesia de Galegos de Santa Maria, em Barcelos, num terreno com cerca de 4000m2. A implantação foi realizada próxima do gaveto da rua 1º Dezembro com a rua Trás da Fonte, para permitir uma futura construção na área sobrante a Norte.
Os espaços da casa foram organizados em quatro volumes independentes, que desenham um pátio central. Em todo o perímetro do pátio temos um corredor que permite a ligação entre os vários espaços, apenas separa o corredor do pátio a caixilharia em vidro e as duas paredes com a pedra da ruína existente.
A entrada para a habitação é realizada pela zona norte, entre o volume da garagem e o volume da sala comum e da cozinha. A garagem com a área técnica e o sanitário de serviço está orientada para norte e o volume da sala prolonga-se pelo deck de madeira para poente. Os outros dois volumes estão orientados a sul e a nascente, o primeiro tem três quartos, dois quartos de banho e um quarto de vestir, e o segundo voltado a nascente tem a lavandaria, o quarto de brincar e o escritório.
As aberturas dos volumes para o exterior estão protegidos por alpendres, que prolongam o espaço interior para o exterior, e protegem a caixilharia e os estores de sombreamento das chuvas no inverno e do sol intenso do verão.
No exterior, o acesso norte da casa em betão afagado negro, permite libertar as áreas com melhor exposição solar para o jardim, onde predomina a relva semeada e a brita de xisto negro com pequenos arbustos que protege o sistema etics das fachadas. Na zona nascente, um pequeno anexo existente, foi mantido para alpendre e apoio ao jardim (rega e sistema do furo de água).
A simplicidade do desenho na organização espacial é construída com uma economia de meios onde são utilizados materiais habituais da construção dos nossos dias. No interior as superfícies brancas das paredes e dos tectos em gesso cartonado prolongam-se no lacado mate da carpintaria (portas e armários), no krion dos lavatórios dos quartos de banho e na bancada em x-tone da cozinha, deixando evidenciar-se o pavimento em madeira de riga nova que é aquecido pelo pavimento radiante hidráulico.