-
Arquitetos: Ricardo Miura e Carla Yasuda
- Área: 570 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Andre Nazareth
-
Fabricantes: Alline Móveis, Carlos Mota, Carlos Motta, Deca, Galpão Demolições, Knauf, Lumini, NS Brazil, Nobre Inox, Portobello, Proarts
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um restaurante com projeto contemporâneo, fazendo releituras da cultura japonesa, tanto relacionadas à gastronomia quanto às tradicionais casas de sushi, com ênfase no balcão. No caso, quase que como um palco com os sushimen contracenando com os clientes. Um espaço único, reservado e descontraído ao mesmo tempo, com ambientes variados através do layout e mobiliário.
A fachada, embora aberta ao lounge de espera, tem um filtro visual com uma treliça de madeira, e a entrada marcada por pórtico ebanizado, garantindo a surpresa ao se passar deste ao salão de pé direito alto. A treliça foi desenhada a partir de um padrão usado na arquitetura tradicional japonesa, e feita com freijó peça por peça, compondo módulos encaixados e colados, estruturando em conjunto. Durante o dia, luz natural pelo mall na frente e pelo deck ao fundo, com a vista descortinando na paisagem da lagoa, montanhas e o céu. No jantar, a iluminação cênica enfatiza cada mesa, fazendo um degradê em direção ao forro grafite.
O interior é como uma caixa de cimento queimado, com outra de pinho de riga ebanizado, onde está embutido o sushibar, em pinho de riga natural. Uma parede curva, também em cimento, define o piso elevado e o sofá que abraça a porção central do salão. Piso em réguas de pinho de riga antigo reaproveitado, e forro de gesso acústico com projeto sofisticado de sonorização. Os materiais naturais estão presentes onde se toca, nas mesas e cadeiras de madeira, no couro dos sofás, e junto com a iluminação, diurna ou noturna, resulta em uma atmosfera serena e acolhedora.