-
Arquitetos de interiores: Renata Gaia Arquitetura
- Ano: 2019
-
Fotografias:Lufe Gomes
-
Fabricantes: Dpot Objeto, Estúdio Raunaimer, Fernando Jaeger, Humberto da mata, Lumini, Líder Interiores, Status Marcenaria
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência é uma casa do anos 60 projetada pelo arquiteto Clovis Thompson de Carvalho, a nossa vontade era fazer um projeto que mantivesse os traços originais da construção mas que desse uma nova cara, revisitada e mais leve para os ambientes. Optamos por fazer uma manutenção da casa e do paisagismo existente, mantendo suas características originais. Foi feito um trabalho de restauro do piso original de lajota artesanal, assim como o tijolo aparente da lareira e caixilhos.
Para trazer um clima mais jovem e leve, o teto de toda a área social, incluindo o lavabo e todas as esquadrias foram pintados de Azul Pálido da Tintas Coral. O restante mantido tudo em branco para contrastar com o laranja terroso do piso. Por não existir pontos de iluminação no teto, todas as luminárias são de piso, parede e de mesa e deixam durante a noite o clima bem aconchegante. De dia, a luz natural é bem abundante.
A copa de apoio à cozinha foi inteira pintada de azul. Para ter área de apoio para eletrodomésticos do dia-dia, como torradeira e máquina de café foram instaladas prateleiras de pinus maciço desenvolvidas especialmente para o espaço. A mesa de refeições é herança e veio da fazenda da família, e as cadeiras que ganharam novo tecido, vieram da antiga casa dos moradores.
O grande aparador em tom de verde bandeira projetado pelo escritório serve de apoio a sala de jantar e estar. O destaque da sala de jantar fica por conta da mesa Lotus do designer Fernando Jaeger. Todos os mobiliários e objetos de artesanato são de designers e artistas brasileiros.