-
Arquitetos: CONTRAPUNTO Taller de Arquitectura
- Área: 3463 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Alejandro Arango Escobar
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Novo Instituto Integrado de Comércio Camilo Torres, localizado no município de El Playón, ao norte de Santander, surge da iniciativa da Prefeitura de melhorar suas instalações para o atendimento de uma população escolar próxima a 840 alunos.
O desafio mais relevante, por sua vez, estabelece as principais diretrizes de design com as quais este projeto é configurado; O respeito e a integração do natural e artificial pré-existente com o novo edifício determinam ações na implantação do edifício em total harmonia com a arborização representativa do local e a articulação com as construções existentes, gerando a integralidade e conexão do ambiente natural como elemento contentor do edifício e a otimização dos espaços construídos anteriormente.
A nova escola está estruturada a partir da formação de 4 pavilhões, três deles pertencentes à etapa desta publicação denominada Fase I, composta por duas alas que compõem o conjunto de salas de aula acadêmicas que, por sua vez, são conectadas pela nave intermediária composta pelos laboratórios do programa geral, a sala dos professores e a biblioteca. O quarto Pavilhão ou Fase II constitui a projeção de crescimento progressivo da instituição, onde sua disposição com a primeira etapa, dá origem ao acesso principal de maior escala (altura dupla), a partir de uma praça cívica emoldurada pelo pavilhão da administração, a sala de jantar e serviços gerais.
O projeto destaca a criação de espaços únicos para o desenvolvimento livre, baseados na obtenção de ambientes escolares flexíveis; salas de aula com a possibilidade de crescer e se adaptar às necessidades do sistema de ensino básico, bem como cenários de aprendizagem complementares (Biblioteca), onde as características espaciais surgem do uso da luz e da ventilação natural por uma altura dupla que, por sua vez, faz deste volume um dos espaços mais emblemáticos da escola. Da mesma forma, a geração de dois pátios de recreação e reunião, nos quais a vegetação original está integrada, bem como a nova oferta florestal que complementa a paisagem, a fim de mitigar a temperatura (31⁰C) e a umidade (54%) do sítio.