-
Arquitetos: Red Square Arquitetura
- Área: 137 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Mariana Orsi, Monica Assan
-
Fabricantes: Hunter Douglas, AutoDesk, Castelatto, Deca, Desmobilia, Fernando Jaeger, Magis, Muma, Portobello Shop, Tramontina, Uniflex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto readequou os espaços do apartamento para um jovem casal de irmãos por meio do conceito industrial presente em elementos como o concreto aparente da laje, revestimento cimentício, mobiliário em serralheria e decoração.
Um dos maiores desafios foi atender as demandas estéticas dos irmãos mantendo um ambiente prático e funcional para as expectativas de uso do apartamento, considerando os espaços integrados e a rotina dos dois, que gostam de receber e realizar eventos em casa.
O apartamento já possuía alguns elementos que foram mantidos, como o piso em madeira natural que foi raspado e recuperado, o painel de demolição na sala que recebeu pintura, e os armários existentes na sala e nos dormitórios que foram reformados. As maiores intervenções ocorreram no terraço, banheiros e principalmente na cozinha, onde os revestimentos foram substituídos.
Um dos desejos dos clientes era ter uma ilha na cozinha, mas, com a configuração existente, esta opção não seria viável. Com a desmobilização da despensa e reorganização do layout da lavanderia, foi possível aumentar consideravelmente as bancadas e ainda construir a ilha com cooktop no centro do novo espaço.
Durante a obra, em uma visita técnica, foi descoberto que a estrutura do edifício era com lajes nervuradas em concreto, elemento incomum nas construções de edifícios residenciais. Dessa forma, evidenciar este elemento estrutural foi imprescindível. Com a estrutura aparente, a iluminação foi sobreposta em calhas metálicas.
Algumas peças foram desenhadas exclusivamente em serralheria e marcenaria para compor os espaços do projeto. O aparador metálico, por exemplo, executado em barras de 6 metros dobradas, é composto por duas peças que se encaixam nas costas e lateral do sofá.
Na área da mesa de jantar, o bar foi projetado mesclando elementos de serralheria, marcenaria e nichos acrílicos para abrigar a coleção de bebidas e copos do cliente. Prateleiras metálicas estão presentes na parede atrás do bar e na lateral do móvel da TV.
O desejo da irmã era ter uma estante para organizar a grande quantidade de livros que possui. O espaço foi então pensado em estrutura metálica com iluminação embutida. Além disso, a cabeceira da cama, também metálica, foi outro elemento desenvolvido exclusivamente para ela.
O dormitório do irmão foi ampliado para a sala. A parede entre os ambientes foi retirada, e a marcenaria passou a dividir os espaços. O fundo do armário configurou o painel da TV da sala.
O posicionamento da cama na parede da janela foi a melhor solução para o layout, e a cabeceira em marcenaria foi projetada para receber a persiana em madeira.
O projeto luminotécnico do dormitório tem um perfil metálico com fita LED embutida no forro e na parede, configurando um quadrado marcado pelo detalhe de pintura azul. Os banheiros possuem a personalidade dos irmãos com detalhes escuros e coloridos nos revestimentos, marcenaria e louças. Por fim, a suíte de hóspedes tem tons neutros e claros.