-
Arquitetos: OMA
- Área: 25584 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Laurian Ghinitoiu, Iwan Baan
-
Fabricantes: Bradford Products
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi concebido a partir de seu terreno, que abrange dois bairros separados e diferentes: uma área residencial tranquila ao redor do Gramercy Park, um jardim fechado e privado, e o movimentado espaço comercial ao redor do Madison Square Park, um parque público que hospeda uma série de atividades.
O terreno em forma de "L" representava uma oportunidade de ser o elo dos dois bairros ao ativar três frentes de rua. O conceito emerge dessa condição dualística, referenciando obras de arte cubistas nas quais os objetos são vistos desde uma infinidade de pontos de vista, e não de um único, para representar o sujeito em um contexto maior. Como tal, a Torre Norte representa o encontro dos dois bairros, realizado por meio de dois planos interligados que se reúnem na 23ª e Lexington para formar uma esquina tridimensional distinta.
Essa articulação evoca uma colagem montada a partir de várias reflexões de seu entorno. Na vertical, os planos se dobram para dentro e para fora, criando vistas únicas do interior até o céu e as ruas. No nível da rua, a esquina é entalhada para dentro, para ampliar a calçada e estabelecer um ponto de entrada claro para o comércio do térreo. Da esquina expressiva, as duas fachadas do edifício tornam-se mais contextuais à medida que se aproximam dos prédios vizinhos do período pré-guerra. Seus painéis pré-moldados se tornam mais arrojados à medida que a fachada se desenvolve, estabelecendo um gradiente visível do novo para o histórico. O concreto preto destaca as janelas para acentuar a graduação.
A articulação tridimensional continua na Torre Sul de 13 pavimentos, que apresenta uma grade ondulada de janelas perfuradas com vista para a 22nd Street. A torre abriga a entrada residencial principal e um hall afunilado leva a uma passagem fechada e ao espaço central que conecta as duas torres.
O vale é um oásis calmo em meio à agitação da 23rd Street e Lexington, e está centrado em torno de instalações residenciais e varandas, estabelecendo uma vida dentro e fora do complexo. A fachada interna das duas torres de frente para o pátio ressoa com a tridimensionalidade da fachada externa - uma faixa de varandas volumétricas fornece uma vista escultural para o céu. Embora de forma semelhante, a materialidade do alumínio perfurado aprimora a entrada da luz solar, conferindo ao pátio sua identidade única.