-
Arquitetos: Bio-architecture Formosana
- Área: 8260 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Lucas k Doolan, Rui Jsung Pan, BaF
-
Fabricantes: FOREST LAI ENTERPRISE CO.LTD, HaunSu Tech Corporation, Kolee, Shine-Life Enterprise Co.Ltd
Descrição enviada pela equipe de projeto. Taijiang is the oldest settlement for Chinese migrating from mainland to Taiwan. Taijian National Park was established in 2015 to preserve the landscape and cultural heritage of the region. The site of the visitor center is on a seven hectare fish farm, which houses the tourist service facilities, administrative spaces, the national park police station, and dormitory for the staff.
O edifício foi erguido do solo acima da fazenda de peixes, reconhecendo o contexto natural no local. Seu projeto foi determinado por diferentes fatores: a funcionalidade dos edifícios, a acessibilidade do público e a relação entre as várias massas e a altura do edifício foram os critérios que decidem o resultado de sua forma. Os becos e a rede de água dividem as massas do edifício em formas menores para permitir ventilação suficiente e reduzir o calor solar.
Uma hidrovia conectada foi estabelecida para unir criações de peixes individuais no local e ao sistema fluvial próximo de Taijiang. A configuração do sistema de rede de água é responsável por reduzir o nível de evaporação, diminuindo a salinidade da água e introduzindo uma maior variedade de biodiversidade.
A fronteira entre público e privado foi feita para ser ambígua devido à abertura do programa de construção. Sua inclusão reflete uma vila tradicional, onde os diferentes elementos atuam juntos como um todo.
O ambiente natural se torna o programa adicional. A reforma do banco, que costumava ser íngreme, agora é o cenário perfeito para novas espécies viverem. Todos os limites, forro, piso e paredes da construção foram planejados para criar um melhor espaço de vida para espécies como pássaros e peixes.