-
Arquitetos: FXCollaborative
- Área: 23000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Thomas Mayer
-
Fabricantes: AutoDesk, Basalt Stone Panels, McNeel, Schüco, Travertine Stone Panels, Zinc Roofing / Standing Seam
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada ao longo de uma encosta suave, esta residência co-educacional fornece a acomodação de estudantes muito necessária para o campus principal da Universidade de Bilkent, no oeste de Ancara. O local do projeto restrito, adjacente a outro edifício residencial mais antigo, levou a equipe de projeto a distribuir o programa em uma configuração em forma de L para criar um pátio entre as duas estruturas. A mais longa das duas alas do novo prédio fica adjacente e o mais longe possível do dormitório existente, permitindo que luz solar suficiente alcance o pátio.
O edifício busca um conforto por meios passivos, utilizando amplo isolamento, mitigação de pontes térmicas, medidas de estanqueidade aprimoradas, vidros triplos e ventilação de recuperação de energia. Cada fachada é projetada para otimizar sua orientação solar específica. Uma profundidade de quase um metro nas fachadas leste e oeste fornece sombreamento interno, e os dispositivos de sombreamento externos protegem uma parede de cortina voltada para o sul. Todos os espaços contam com ventilação natural e refrigeração passiva.
Um padrão de fachada sincopada evita a criação da estética institucionalizada em grade típica e acomoda módulos de sala que são um pouco mais largos do que o típico da moradia estudantil. Ajustada ao clima local e revestida de travertino turco e pedra de basalto, a residência estudantil está em harmonia com o ambiente - tanto física quanto esteticamente.