-
Arquitetos: BR3 Arquitetura
- Área: 323 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Porto Alegre, região Sul do Brasil, esta obra constitui uma residência unifamiliar em um lote de 779,19 metros quadrados. Um extenso lago situado no final do terreno, o desenho irregular do lote, a orientação longitudinal Leste-Oeste e a necessidade de uma ampla área social protegida foram as questões que orientaram as resoluções desse projeto.
O programa desta casa está separado em três volumes: o primeiro, localizado no térreo na porção frontal(oeste), abriga o acesso principal, a área de serviço, o lavabo e o escritório; o segundo, posicionado 6 metros atrás do volume anterior, organiza a área social da residência, ou seja, cozinha, estar e jantar; o terceiro, situado no segundo pavimento, abriga os dormitórios e uma rouparia.
Os dois blocos do pavimento térreo estão dispostos sobre o perfil natural do terreno e utilizam a configuração do lote como matriz de desenho. O primeiro volume atua como um elemento que protege e resguarda o restante da casa, já o segundo bloco, destacado 6 metros do anterior, aproxima a parte social da casa da porção final do lote, o qual finda em um extenso lago. Essa separação entre eles conforma dois pátios internos – um de serviço e um social – que proporcionam iluminação adequada para os ambientes, ventilação cruzada para área social e a integração das peças inseridas no pavimento térreo. Ambos utilizam suas empenas laterais como peças de apoio.
Já a parte superior, orientada longitudinalmente, explora a dimensão mais extensa do terreno para estabelecer uma barra de dormitórios. Este volume está elevado 3,8 metros do solo por 4 pares de pilar, o balanço frontal de 6 metros protege o acesso de pedestres e veículos. As aberturas dos dormitórios estão inseridas nas faces Leste e Oeste, as que estão voltadas para Leste constituem a relação visual com o lago, já as voltadas para Oeste estão protegidas por venezianas metálicas. Ainda há algumas fendas inseridas na circulação central, deste modo o usuário consegue observar o pátio interno desde esse pavimento.
Ainda existem duas peças dispostas no centro da casa, as quais cumprem a função de elementos de ligação. Uma realiza a ligação dos volumes do térreo e separa os pátios de serviço e social; a outra resolve a circulação vertical da residência através de um escada voltada para o pátio social.