-
Arquitetos: Philipp Architekten
- Ano: 2018
-
Fotografias:José Campos
-
Fabricantes: B&B Italia, Bemm, Fantini, Geberit, Hardys24, JEE-O
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma encosta suave com vistas panorâmicas dos campos verdes, do Danúbio e do céu aparentemente interminável - a propriedade é uma verdadeira preciosidade. Um lugar perfeito para uma casa especial. Os clientes, um casal de meia-idade, realizaram seu sonho ao longo da vida neste local. Eles desejavam uma casa espaçosa e térrea, onde a natureza, as paisagens e as estações do ano desempenhassem o papel principal.
A Villa Schatzlmayr é um conjunto de três volumes, que se abrem para a paisagem com vidros ininterruptos do piso ao teto, totalizando uma área útil de 760 m². Em direção à rua, a fachada purista, deliberadamente minimalista, garante o contraste e a privacidade à construção. A sala de estar é o centro da residência, integrando-se a cozinha, a sala de jantar, e a uma lareira. Uma passarela de vidro garante o acesso às áreas íntimas, incluindo o quarto e banheiro principais, com uma banheira contemporânea, vestiário e academia. Na fachada externa, o corte na composição oferece uma visão breve do volume íntimo dos quartos até a piscina de borda infinita. O conceito se estende parcialmente na construção e se mescla ao jardim visualmente com a linha do horizonte e o Danúbio.
Um cubo de dois andares, com um telhado inclinado e acesso distinto, define a área criativa da casa. O casal é formado por uma designer de moda, que trabalha em seu ateliê e, acima, foi posicionado a estação de trabalho dele, caracterizada pelas vistas panorâmicas, além disso, o volume abriga também duas suítes para hóspedes. A entrada principal da vila é a passarela de separação entre o setor residencial, e os estúdios, neste trecho foi projetado também um espaço externo coberto e protegido, acessível diretamente a partir da cozinha e da sala de jantar. Desde os primeiros raios de sol da primavera e do verão da Baviera, as fronteiras entre o interior e o exterior se fundem, de modo que a natureza ocupa o espaço, e molda o ambiente interno com as estações. O terraço com a grande pérgula se estende por quase todo o comprimento da casa, de aproximadamente 46 m.
Seguindo a mesma linguagem purista da fachada, o interior também é minimalista e atemporal, com poucas tonalidades naturais e materiais de alta qualidade, como o piso de pedra cor de areia, os móveis de nogueira, e sofás de couro Chesterfield conhaque, que oferece identidade e aconchego. A cozinha foi encaixada, com tons brancos lisos e alguns detalhes em cinza-escuro, o lustre acima da mesa de jantar proporciona uma atmosfera divertida ao interior.
Uma parede de ripas esbeltas e estreitas de madeira, oculta a porta de entrada principal, o vestiário, a porta de correr para o ateliê, o acesso à garagem subterrânea, e ao porão. O nível do pavimento inferior é compensado pela diferença de altura entre a rua e o terreno inclinado, dessa forma a construção aparenta ser térrea. No subsolo, ao lado das salas técnicas e depósitos, encontra-se o estacionamento subterrâneo com várias vagas, já que o proprietário é um colecionador apaixonado por carros e motos velozes. Neste pavimento, a paisagem e as estações do ano não são predominantes, portanto, optou-se por um conceito contrastante ao design atemporal e contido do edifício, com cores deliberadamente coloridas como o laranja, e um rosa poderoso, que relaxam a atmosfera.
O mesmo conceito divertido, inteligente e irônico também pode ser encontrado no banheiro com pé-direito duplo, e uma claraboia completamente rosa. Os primeiros visitantes ficaram tão impressionados quando entraram no "lugar tranquilo", que queriam compartilhar com o mundo sua experiência através das mídias sociais.
Em suma, a Villa Schatzlmayr é um projeto de arquitetura sob medida que busca oferecer à natureza um grande palco, a frente de vidro em toda a extensão do conjunto abre a construção para o entorno e o céu. De acordo com a estação e a hora do dia, os anfitriões presenciam um jogo fascinante e, às vezes, dramático, de luz e cor, que, em suas próprias palavras, nunca é o suficiente.