-
Arquitetos: Studio Studio Studio
- Ano: 2019
-
Fotografias:Roberto Conte
Descrição enviada pela equipe de projeto. Gharfa é um pavilhão experimental apresentado pelo Studio Studio Studio, um novo laboratório interdisciplinar fundado por Edoardo Tresoldi. A instalação, localizada em Riyadh - capital da Arábia Saudita - faz parte de um projeto criativo temporário chamado "Diriyah Oasis", com curadoria e design do estúdio Designlab Experience, em Dubai.
Como diretor artístico do Studio Studio Studio, para criar o pavilhão Gharfa, Edoardo trabalhou em colaboração com o designer Alberonero, o músico Max Magaldi e o pintor de paisagens Matteo Foschi, fundador do Odd Garden Studio. Suas instalações “site-specific” (projetadas especificamente para o local) usam recursos diferentes para criar espaços memoráveis nos quais os visitantes podem se encontrar, descansar e meditar.
Gharfa encena a íntima relação entre homem, paisagem e arquitetura através da reinterpretação da relação humana com arquétipos culturais. Os visitantes experimentam um mundo teatral onde técnica, realidade e ilusão se entrelaçam. Inspirada nas ruínas locais, a instalação é apresentada como uma escultura complexa na qual a matéria ausente - característica de Edoardo Tresoldi- - é combinada com a cortiça para delinear e esculpir espaços íntimos e caminhos estreitos, convidando o visitante a entrar.
Por meio da interação do digital e do analógico, o antrópico e o natural e o geométrico e o orgânico, Gharfa cria um ambiente "multidisciplinar" e molda uma experiência expressiva que primeiro rompe, mas depois restaura a linha tênue entre a imaginação coletiva, pensamentos individuais e ficção narrativa. O resultado final articula diferentes camadas, mas destaca a anatomia dos suportes que estruturam o espaço, tornando-se um cenário ideal para percepções pessoais. Cada elemento do Gharfa tem vida própria, mas foi pensado e concebido como parte de uma composição orquestral. No pavilhão, a "contaminação cultural" é vista como um ponto de referência viável para o desenvolvimento de futuras linguagens artísticas.