-
Arquitetos: EXTCO
- Área: 140 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Marcos Zegers
-
Fabricantes: Arauco, CHC, Cintac, Cintac®, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no Chile, às margens do lago Ranco, uma região caracterizada por seu clima úmido e seus lagos, a obra está localizada em um terreno íngreme com características de mirante, devido às suas belas vistas de perto e de longe. O volume é considerado como uma unidade compacta referente a um grande terraço. Para procurar a escala com a paisagem, diferentes planos construtivos são criados, alternando entre um e outro para encontrar a escala para apreciar a imensidão da paisagem.
A arquitetura busca estabelecer um elo entre a paisagem da natureza e a construída para a vida, sem descuidar as características do meio ambiente, e até mesmo radicalizar essa condição com uma tomada superior translúcida que faz a noite literalmente entrar em casa . O programa da casa é organizado de maneira compacta, privilegiando o relacionamento com o exterior, separando o público do privado, buscando aproveitar a transparência como iluminador natural, com alturas interiores mais altas que as convencionais.
No lado de acesso, o recinto é escolhido devido à alta umidade do local no inverno, fazendo um conjunto de fachadas de plástico para resgatar a maior quantidade de ventilação e luz dos recintos. A concha do volume procura ser neutra no local para não competir com o meio ambiente, por sua vez no interior o calor da madeira é impregnado em seu estado mais natural.